139. AVATARIUM - AVATARIUM

Lendo aleatoriamente alguns sites especializados em Rock e Heavy Metal me deparei com uma notícia que fez pausar meu coração por pelo menos cinco segundos. A notícia em questão tratava da união de dois dos meus músicos preferidos Leif Edling e Mikael Akerfeldt, monstros da música pesada, responsáveis respectivamente pelo Candlemass e Opeth, não por acaso, duas das minhas bandas preferidas. O objetivo do projeto Avatarium era o de unir as principais características dessas maravilhosas bandas, o que não foi possível devido à impossibilidade de Akerfeldt continuar devido a uma série de outros compromissos.
Para alegria desse que vos escreve, Leif Edling resolveu dar continuidade a idéia mesmo sem a presença de Mikael e no final de 2013, juntamente com os músicos Carl Westholm, Marcus Jidell, Lars Sköld (Tiamat) e a maravilhosa vocalista Jennie-Ann Smith, lançaram seu excelente E homônimo primeiro álbum. O disco trás sete fantásticas faixas de uma espécie de “Folk Doom Progressive Occult Metal”, com momentos tenebrosos de puro peso que trazem homenagens explícitas ao Black Sabbath e Coven, a outros em que a lindíssima e hipnotizante voz de Jennie mostra toda sua força e beleza angelical.
Com a ausência de Akerfedt do projeto, era de se esperar a predominância de elementos do Doom Metal na musicalidade do álbum, em vários momentos temos a clara sensação de estar escutando algo novo do Candlemass, o que é fantástico, já que Leif Edling vem anunciando há algum tempo que a trajetória de sua clássica banda está chegando ao fim (ainda torço muito para ver um novo álbum com Mats Levén nos vocais). Mesmo não acreditando realmente nisso, fico extremamente feliz, como fã do trabalho do baixista e de Doom Metal, em saber que Edling, independente da banda ou projeto, continuará nos presenteando com música de altíssima qualidade. 
Esse primeiro álbum apresenta sete faixas sensacionais, quase todas com mais de seis minutos de duração, que devem ser escutadas em sequência, ininterruptamente, de forma que através da audição você mergulhe dentro das lindas melodias, dos maléficos riffs e do encantador canto de Jennie-Ann Smith. Impossível não se emocionar com músicas como a “Sabbathiana” Moonhorse (puta homenagem a Sabbath Bloody Sabbath), Boneflower com seu fantástico clipe, Bird of Prey e a lindíssima Lady In The Lamp
Avatarium é certamente um dos melhores lançamentos do ano passado e já cria de imediato uma gigantesca expectativa positiva sobre o futuro do projeto e da tão sonhada parceria entre Mikael Akerfeldt e Leif Edling já em um próximo disco.

Tracklist
01. Moonhorse
02. Pandora’s Egg
03. Avatarium
04. Boneflower
05. Bird Of Prey
06. Tides Of Telepathy
07. Lady In The Lamp

Comentários

Discaço!!! Coloquei para ouvir hj, mas PQP. Que disco phodah. Excelente resenha!!!

Postagens mais visitadas