425. TORCH

Mais uma banda da Suécia de extrema qualidade que não recebeu o sucesso devidamente merecido em seu período de atuação. Formada em 1980 pelo vocalista Dan Dark, o baixista Ian Greg, o baterista Steve Streaker e os guitarristas Chris J. First e Claus Wild, o Torch gravou apenas dois álbuns completos e um EP, inéditos no Brasil até o ano passado, quando a Hellion Records teve acesso ao licenciamento de seu álbum de estreia e o lançou por aqui em uma fantástica edição acompanhada do EP Fire Raiser e mais três faixas bônus.
Gravado em 1983, Torch é dono de uma sonoridade que lembra bastante o Hard n' Heavy de bandas como Samson (a voz de Dan me lembra bastante a de Bruce (Dickinson) Bruce em sua passagem pela banda do guitarrista Paul Samson), Tokyo Blade e Saxon, entre outros ilustres (ou não) membros da Nova Onda do Heavy Metal Britânico,  movimento que se espalhou como pólvora pela Europa e para além do continente naquele início de década. Mas também apresenta bastante elementos mais agressivos o que o aproximavam do movimento Power/Speed Metal que começava a surgir exatamente nesse período
Belas músicas como Beauty And The Beast, Watcher Of The Night, Battle Axe, Sweet Desire e Gladiatorconsolidam essa fusão de estilos que representa o disco de estreia dos suecos, tornando-o um dos grandes lançamentos do Heavy Metal do norte europeu naquele período. O EP, entitulado Fire Raiser e lançado em 1982, foi a primeira gravação profissional do grupo e apresenta cinco ótimas faixas, que também são puro NWOBHM. Retribution, que transpira Judas Priest, é meu destaque nesse trabalho. 
Particularmente, sempre tive um grande apreço por esse álbum de estreia do Torch, que mesmo não estando entre os melhores foi um dos primeiros contatos que tive com o Heavy Metal sueco "oitentista", país que particularmente fascina pela quantidade absurda de ótimas bandas. Durante vários anos busquei, sem pressas mas sempre com grandes expectativas, uma edição decente desse material, só obtendo sucesso há dois ou três anos quando encontrei  uma edição do LP com capa gatefold (dupla) lançada pelo selo belga Megaton Records há dois ou três anos. Agora, a alegria se completa, graças a mais um excelente  trabalho da Hellion, onde pude incluir na coleção sua versão digital acrescida de faixas bônus e da inclusão do já citado EP, que eu ainda não possuia em nenhuma versão. 
Uma banda, um disco, uma edição, que tenho o maior prazer em recomendar a todos.

Tracklist LP
Side A
01. Warlock
02. Beauty And The Beast
03. Watcher Of The Night
04. Rage Age
05. Beyond The Threshold Of Pain
Side B
06. Battle Axe
07. Hatchet Man
08. Sweet Desire
09. Sinister Eyes    
10. Gladiator

Tracklist CD (Edição Hellion Records Brazil - 2018)
Torch Album:
01. Warlock
02. Beauty And The Beast
03. Watcher Of The Night
04. Rage Age
05. Beyond The Threshold Of Pain
06. Battle Axe
07. Hatchet Man
08. Sweet Desire
09. Sinister Eye
10. Gladiator
Fire Raiser EP:
11. Beyond
12. Fireraiser
13. Pain
14. Mercenary
15. Retribution
Bonus tracks:
16. Bad Girls
17. The Serpent
18. Cut Throat

Comentários

metal disse…
Maravilha, lança também o Eletrickiss dessa maravilhosa banda.
Sonorizando disse…
Seria perfeito. Espero que esse primeiro tenha boas vendas para que viabilize esse lançamento.

Postagens mais visitadas