478. HELLOWEEN - MASTER OF THE RINGS

Em 1993, a banda de Power Metal alemã Helloween passava pelo momento mais crítico de toda sua carreira. Do lançamento de um album exageradamente controverso e rejeitado pelos fãs, ao desgaste nas relações dos músicos que levou a demissão do vocalista Michael Kiske e a saída do baterista Ingo Schwichtenberg (que dois anos depois teve um fim trágico ao cometer suicídio) ainda durante a turnê, nada parecia dar certo para os alemães.
Surpreendentemente, após apenas um ano, os remanescentes Michael Weikath, Roland Grapow e Markus Grosskopf apresentaram o início de uma nova fase para o Helloween, através da entrada de dois fantásticos novos integrantes. Do Pink Cream 69, banda de Hard Rock alemã, vinha o novo vocalista Andi Deris e, para a bateria chegava Uli Kush, um dos melhores do estilo que já havia inclusive tocado com o Gamma Ray de Kai Hansen. O novo álbum, chamado Master Of The Rings, foi lançado em julho de 1994 (completando agora vinte e cinco anos) e deixou de lado completamente qualquer tipo de desconfiança e receio sobre o futuro do quinteto.  
O sexto disco da banda é provavelmente tudo que os fãs do Helloween esperavam ouvir após os clássicos álbuns Keeper Of The Seven Keys, ou seja, nada do Hard Rock ou Pop Rock apresentados em Chameleon, mas sim Power Metal de alta qualidade com alto astral e bom humor contagiantes (como visto nas letras e nos vários videoclipes feitos que claramente resgatam o espírito de I Want Out), em músicas muito mais simples, diretas e empolgantes, o que não acontecia de forma sistemática desde a saída do guitarrista Kai Hansen em 1988. 
Acervo pessoal Vladimir Sousa, 13/07/2019 
Master Of The Rings também se caracteriza por uma ampla colaboração dos músicos nas composições, com quase todos participando de seu processo criativo. E nessa condição, quem mais saiu ganhando foi Andi Deris, que dono de um estilo completamente diferente de Kiske, colaborou bastante para a criação dessa nova “cara” dada a sonoridade do grupo. O encaixe de sua voz, muito menos melódica e de timbre mais "rouco" foi absolutamente perfeito para músicas como Sole Survivor, Why?, Perfect Gentleman, The Game Is On, Secret Alibi e Still We Go. Clássicos instantâneos e fundamentais para a imediata aceitação desse "novo" Helloween.
Nesses vinte e cinco anos desde seu lançamento, várias versões do álbum já foram lançadas e entre essas a mais legal é certamente a edição remasterizada e expandida em CD, lançada internacionalmente pela Castle Music em 2006 e na América do Sul pelo selo argentino Icarus Music no mesmo ano. Esse material conta com um disco extra apresentando faixas lançadas exclusivamente em singles de divulgação do Master Of The Rings. Entre essas músicas estão ótimos covers do Thin Lizzy e Kiss e, principalmente, a incrível (e inédita) Can't Fight Your Desire, que sabe-se lá o porque de ter ficado fora do disco.

Tracklist: Expanded Edition
Disco 1
01. Irritation (instrumental)
02. Sole Survivor
03. Where The Rain Grows
04. Why?
05. Mr. Ego (Take Me Down)
06. Perfect Gentleman
07. The Game Is On
08. Secret Alibi
09. Take Me Home
10. In The Middle Of A Heartbeat
11. Still We Go
Disco 2
01. Can't Fight Your Desire (Single “Mr. Ego”)
02. Star Invasion (Single “Mr. Ego”)
03. Cold Sweat (Thin Lizzy cover – Single “Perfect Gentleman”)
04. Silicon Dream (Single “Perfect Gentleman”)
05. Grapowski's Malmsuite 1001 (Instrumental –  Single “Perfect Gentleman”)
06. I Stole Your Love (KISS cover - Single “Sole Survivor” Exclusivo Japão)
07. Closer to Home (Grand Funk Railroad cover  - Single “Sole Survivor” Exclusivo Japão)

Mais Helloween no Sonorizando:
Official Video - Where The Rain Grows

Official Video - Mr. Ego (Take Me Down)
Official Video - Perfect Gentleman

Comentários

Pra mim é o melhor com o Andi Deris nos vocais! Já é clássico!! Tenho também essa versão remaster de 2006 e outra da Castle de 1994 que também é dupla. Só me falta o vinil! Parabens pelo blog, sou leitor assíduo! Abraços
Sonorizando disse…
Olá Fernando, primeiramente muito obrigado pela visita e por acompanhar as resenhas do Blog.
Master Of The Rings é realmente fantástico e começa uma fase incrível no Helloween, que para mim é a melhor de toda a carreira da banda, iniciando com o Master e concluindo com o maravilhoso The Dark Ride. Essa formação com Deris, Uli e Grapow foi perfeita do início ao fim.
Abração!

Postagens mais visitadas