06. URIAH HEEP – FIREFLY (REMASTER)

Por muito tempo deixei de lado os álbuns do Uriah Heep que não contavam com o David Byron nos vocais. Não por falta de qualidade dos outros ou por qualquer tipo de viuvez adquirida para com o vocalista original. O que me fez ficar preso exclusivamente a fase Byron por tanto tempo foi a qualidade absurda dos 5 primeiros trabalhos de estúdio dos caras somado a dificuldade em conseguir material da banda na primeira metade da década de 90, e a absurda quantidade de sons novos que eu conhecia a cada dia. Isso certamente acabava me prendendo a álbuns que eu já conhecia. Mesmo assim conheci o “Firefly” com profundidade no final dos anos 1990, mas nunca o havia considerado um dos meus preferidos do Heep. Alguns anos depois tive a oportunidade de retornar à discografia do Heep, naquele momento aproveitando as facilidades advindas com a internet e o formato MP3, podendo então, dar toda a atenção que esses álbuns mereciam.
Ao escutar com calma e muito mais carinho os três álbuns da banda com o John Lawton nos vocais (substituindo diretamente David Byron), a sensação foi indescritível. Fiquei até desorientado pelo arrebatamento que sofri escutando músicas fantásticas como “The Hanging Tree”, “Been Away Too Long”, “Wise Man” e “Sympathy”. Depois de uma fase conturbada, que culminou com a saída do vocalista original da banda, o Uriah Heep conseguia novamente apresentar um álbum tão fantástico quanto os gravados nos seus primórdios.
Mas se engana quem pensa que só John Lawton e a novidade de sua voz magnífica no grupo fizeram a diferença aqui. A banda faz nesse álbum uma apresentação memorável, com grande destaque para o mágico Ken Hensley destruindo nos teclados, e sendo responsável pela quase totalidade das composições de "Firefly".
Se eu fosse indicar o Uriah Heep a uma pessoa que nunca escutou nada da banda, certamente incluiria o Firefly entre um dos primeiros discos a serem apreciados.
A minha edição do álbum é a Expanded De Luxe Edition, lançada pela Sanctuary Records em 2004 no continente europeu, sem lançamento aqui no Brasil (Pelo menos que eu saiba). Além da remasterização, essa coleção conta com vários bônus tracks, com músicas inéditas, versões alteradas, ao vivo, entre outras. Só nessa edição são 8 músicas, o mesmo tanto de músicas do disco original. Além disso, no encarte é apresentado um histórico do álbum e as letras das músicas. Imperdível!

OBS: Em 14/02/2009, nós fãs de Uriah Heep e de Rock Clássico, tivemos o imensurável prazer de ver em Fortaleza um show memorável do John Lawton, cantando clássicos do Uriah Heep. Inesquecível!

Tracklist
01. The Hanging Tree
02. Been Away Too Long
03. Woo Needs Me
04. Wise Man
05. Do You Know
06. Rollin’ On
07. Symphathy
08. Firefly
Bonus Tracks
09. Crime Of Passion (B-side)
10. A Far Better Way (Demo mix)
11. I Always Knew (Previously Unreleased)
12. Dance Dance Dance (Previously Unreleased)
13. Been Away Too Long (Alternative Version)
14. Do You Know (Demo mix)
15. Who Needs Me (Alternative live version)
16. Wise Man (T.V. backing track)

Comentários

Postagens mais visitadas