26. LED ZEPPELIN - LED ZEPPELIN I

Se por acaso pusessem uma arma em minha cabeça exigindo que eu dissesse de imediato quais as cinco bandas de Hard Rock que eu mais curto provavelmente levaria o fatídico tiro na cabeça, mas não antes de apontar o Led Zeppelin como a número um da lista.
Mas supondo que, incrivelmente, eu conseguisse dizer as cinco bandas e mesmo assim o cruel interrogatório persistisse com o carrasco perguntando qual disco do Zeppelin é o meu preferido, aí sim eu não teria escapatória. Dentre todos os excelentes trabalhos da banda, pelo menos até o lançamento de “Physical Graffiti” em 1975, ou o “Presence” um ano depois, é praticamente impossível apontar qual o melhor disco que esses monstros gravaram. Mesmo assim ainda arriscaria sugerir o primeiro lançamento da banda (1969) como um dos maiores destaques.
A banda pode até não ter sido inovadora e pioneira como muitos fãs gostam de afirmar e bradar, pode até mesmo ter se utilizado de muitas influências que beiraram o plágio em várias de suas canções (várias, e muitas ao meu ver justas, acusações de trechos e passagens de músicas utilizadas sem nenhum tipo de crédito aos autores ), mas é inegável como essa mistura de ingredientes já existentes com os criados realmente pela banda deram origem a uma série de músicas fantásticas que desfilam facilmente entre as melhores já criadas em todos os tempos dentro do estilo Blues Rock/Hard Rock.
Fico imaginando o impacto que esse álbum casou no mundo da música na cabeça das pessoas que o conheceram quando foi lançado no final da década de 60. Ignorado inicialmente pela crítica especializada, mas aclamado pelo público que elevou a banda inglesa a uma das maiores do mundo em todos os tempos, sendo inclusive comparada ao Beatles em relação ao sucesso alcançado no mundo. “Led Zeppelin I”, como é popularmente chamado, apresenta uma fantástica sequência de faixas que demonstram a grandeza desses quatro músicos, Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham. “Good Times Bad Times”, “Dazed and Confuzed” e “Communication Breakdown” mostram claramente o lado mais pesado da banda, com passagens de guitarra, baixo e bateria de abrir grandes sorrisos em qualquer fã de Metal, que mostram claramente que o Zeppelin também pode ser apontado como um dos pais dessa criança surgida na década de 70. “Babe I’m Gonna Leave You”, “You Shook Me” e “I Can’t Quit You Baby” são composições de outros artistas (as duas últimas tendo seus compositores devidamente creditados) e mostram a forte influência do Blues na sonoridade da banda, além de mostrar o quão grandioso como vocalista é o Senhor, “Deus dourado do Rock”, Robert Plant. O álbum termina de forma magistral com “How Many More Times”, que, em minha opinião, sintetiza perfeitamente toda a grandeza sonora da banda e justifica o porquê de ela estar no topo entre todas do estilo.
Minha versão do álbum é a remasterizada vendida aqui no Brasil há um bom tempo e frequentemente encontrada por um ótimo valor nos balaios da Lojas Americanas.

Tracklist
01. Good Times Bad Times
02. Babe I'm Gonna Leave You
03. You Shook Me
04. Dazed and Confused
05. Your Time Is Gonna Come
06. Black Mountain Side
07. Communication Breakdown
08. I Can't Quit You Baby
09. How Many More Times

Comentários

Postagens mais visitadas