91. TIAMAT – THE SCARRED PEOPLE

Tiamat é uma banda formada na Suécia em 1987 e que mantém até hoje uma carreira fortemente pautada em grandes variações de gênero musical desde os seus primórdios. Ainda em seu início de carreira, quando pautavam seu estilo dentro do Death Metal, já apresentavam algumas características diferenciadas através de passagens mais cadenciadas e pesadas próprias do Doom Metal, além de já demonstrar essa sua face mais camaleônica, que já pôde ser percebida claramente a partir de seu segundo trabalho, ainda no ano de 1991. Posteriormente os suecos foram flertando com várias sonoridades como o Gothic, folk e até outras mais atmosféricas e psicodélicas montando finalmente um estilo próprio e que tornou-se referência.
Há alguns anos, a banda hoje formada por Johan Edlund, líder e responsável pelos vocais e guitarra, Thomas Petersson também na guitarra, Lars Sköld na bateria e Anders Iwers no baixo, vem apostando no Gothic Metal como principal estilo e lançando álbuns, em minha opinião, ótimos, como Amanethes de 2008 e, finalmente, esse lançado em 2012, The Scarred People.
Apesar da faixa título dar inicio a esse trabalho de uma forma um pouco mais rápida e de fácil audição (o que se repete em alguns outros momentos como em thunder & Lightning) , até lembrando um pouco o trabalho do Type O Negative, a grande maioria das músicas aqui apresentam características mais ligadas aos habituais Gothic/Doom que permeiam o som dos suecos atualmente. Com passagens bem mais intimistas e soturnas, Edlund cria uma atmosfera sensacional durante todo o disco, controlando-a sempre a partir de sua voz grave e suave, em minha opinião destaque absoluto da banda em todos esses anos. Impossível não se envolver e viajar com músicas como Radiant Star, The Sun Also Rises, The Red Of The Morning Sun (uma das minhas preferidas) e, finalmente, Paradise, espetacular bônus track com uma pegada bem folk e até um pouco distoante do resto do disco.
Minha edição do álbum é importada, da Alemanha, em formato digipak (o mesmo cd da edição especial, mas sem o estojo e o pingente que acompanham aquela linda versão), contendo quatro excelentes faixas bônus, sendo duas delas, ao vivo. Minhas preferidas e pelas quais eu recomendaria a quem tiver interesse em conhecer o disco, seriam justamente as que receberam vídeos e estão presentes aqui ao final da resenha, além da fantástica Paradise, citada anteriormente.

Tracklist
01. The Scarred People
02. Winter Dawn
03. 384
04. Radiant Star
05. The Sun Also Rises
06. Before Another Wilbury Dies
07. Love Terrorists
08. Messinian Letter
09. Thunder & Lightning
10. Tiznit
11. Born To Die (Bonus Track)
12. The Red of the Morning Sun
13. Paradise (Bonus Track)
14. Divided (Live, Bonus Track)
15. Cain (Live, Bonus Track)
Álbum Completo


The Scarred People - Official Video

384 - Official Video

Love Terrorists - Official Video

The Red of the Morning Sun - Official Video

Comentários

Postagens mais visitadas