107. SLAYER – SOUTH OF HEAVEN

Durante os últimos anos tive o prazer de ver ao vivo, shows de algumas das maiores bandas de Thrash Metal do mundo, como Kreator, Destruction, Exodus, Megadeth e Slayer. Todos fantásticos e extremamente especiais, mas se tivesse de destacar um deles como o mais fantástico e brutal certamente esse seria o Slayer.
Em 1988 a banda lançou South Of Heaven, quarto trabalho de estúdio e mais um clássico do Thrash Metal criado por esses californianos que mantinham ainda a mesma formação dos seus primórdios, contando com Jeff Hanneman e Kerry King e seus costumeiros e geniais trabalhos de guitarra metralhando riffs e intercalando-os com fantásticos e nervosos solos; Tom Araya no contrabaixo e arregaçando com sua ultra agressiva e maravilhosa voz; e Dave Lombardo, monstruoso como sempre nas baquetas. O disco foi novamente produzido por Andy Wallace (mesmo produtor do álbum antecessor Reign In Blood e do posterior Season In The Abyss) que deu ao trabalho uma espécie de ligação com os outros dois produzidos, criando, pelo menos na minha cabeça, uma espécie de trilogia em que os discos parecem realmente se completar, mesmo tendo momentos muito distintos.
South Of Heaven também se destaca pela mudança em relação à sonoridade do Slayer. Apresentando músicas bem mais cadenciadas e pesadas e se afastando bastante da velocidade quase insana de seu antecessor, a banda entrava em outro patamar de sua carreira, acredito que focando mais nas composições e letras além da excelente técnica e entrosamento de seus músicos. Apesar do sucesso de vendas do disco, as mudanças apresentadas acabaram levando a um estranhamento e certa rejeição por parte de fãs e crítica especializada na época do seu lançamento.
Dentre as ótimas músicas que abordam temas ligados ao título do álbum (para quem não traduziu e não é bom de dedução, o álbum trata das influências do cramulhão na vida das pessoas e do sofrimento das almas pecadoras no Inferno, ou Sul do Céu, como diz o título do trabalho), minhas preferidas são a faixa título South Of Heaven, Mandatory Suicide, Read Between The Lies, Spill The Blood e a sensacional homenagem ao Judas Priest, na cover da fantástica Dissident Aggressor do álbum Sin After Sin (já comentado aqui no Sonorizando).

Tracklist
01. South Of Heaven
02. Silent Scream
03. Live Undead
04. Behind The Crooked Cross
05. Mandatory Suicide
06. Ghosts Of War
07. Read Between The Lies
08. Cleanse The Soul
09. Dissident Aggressor (Judas Priest Cover)
10. Spill The Blood

Mais Slayer no Sonorizando:
Show No Mercy (1983)

Comentários

Postagens mais visitadas