136. HELLOWEEN – KEEPER OF THE SEVEN KEYS II

Em 1987, os guitarristas Kay Hansen e Michael Weikath, o baixista Markus Grosskopf, o baterista Ingo Schwichtenberg e o recém contratado vocalista Michael Kiske chutavam as portas da história da música pesada e lançavam sua obra prima dividida em duas partes chamada Keeper Of The Seven Keys. A primeira parte da obra lançada no citado ano trazia uma drástica mudança no estilo da banda, que ao receber a melódica voz de Kiske como substituta a agressividade vocal de Hansen passou a seguir uma linha bem mais próxima do Heavy Metal tradicional do que do Speed/Thrash Metal do seu álbum de estréia.
E em 1988, após exigências da gravadora Noise separarem a obra que deveria ser una por questões meramente comerciais, o Helloween lançava a segunda parte dos “Keepers”, mostrando a todos os seus que o que já tinha se mostrado excelente e revolucionário até aquele momento incrivelmente poderia ser ainda melhor e muito mais consistente. A gênese do chamado Power Metal Melódico ocorrida no chamado Keeper 1 ganhava um segundo e definitivo capítulo com o Keeper 2 e resultaria posteriormente em um verdadeiro surto de cópias a sonoridade do Helloween e ao tom de voz e forma de cantar de seu soberbo vocalista.
A composição das 10 maravilhosas faixas que compões esse disco se dividem principalmente entre Weikath e Hansen que sempre se apresentaram como a grande força criativa do grupo em seus primórdios. Além deles, o jovem vocalista Michael Kiske emplaca duas faixas, entre elas a soberba We Got The Right. Clássicos absolutos da banda como Eagle Fly Free, Rise And Fall, Dr. Stein, Save Us e March Of Time mostram perfeitamente em que patamar se encontrava a banda alemã naquele momento. E a apoteótica faixa de encerramento, a épica Keeper of the Seven Keys entregava aos fãs maravilhosas perspectivas sobre o futuro dos caras, o que infelizmente não se concretizou, já que antes de começar a gravar o álbum que sucedeu os “Keepers”, o guitarrista Kay Hansen abandonou o barco formando a sua própria banda e passando a ter domínio criativo absoluto em tudo o que tocava dali pra frente.
Keeper Of The Seven Keys é um disco extremamente querido pelos fãs da banda e por apreciadores do Metal germânico. É também bastante respeitado até por quem não curte o estilo. Um dos meus álbuns preferidos em todos os tempos e recorrentemente encontra-se abrigado em meu aparelho de som para uma audição marota.

Tracklist
01. Invitation
02. Eagle Fly Free
03. You Always Walk Alone
04. Rise and Fall
05. Dr. Stein
06. We Got the Right
07. Save Us
08. March of Time
09. I Want Out
10. Keeper of the Seven Keys

Mais Helloween no Sonorizando:
Keeper Of The Seven Keys Part 1 (1987)
Pink Bubbles Go Ape (1991)
The Dark Ride (2000)
Álbum Completo

Videoclipe de I Want Out

Comentários

Postagens mais visitadas