157. GAMMA RAY – EMPIRE OF THE UNDEAD

Desde que escutei pela primeira vez, há bem mais de uma década atrás, a obra prima Land Of The Free, o Gamma Ray subiu para a cobertura do arranha céu que representa meu gosto musical. Kai Hansen, que considero um dos maiores músicos da história do Heavy Metal e um soberbo compositor de músicas rápidas, agressivas e melódicas, gravava, em sequência, discos que considero essenciais dentro do meu acervo particular, desde quando ainda era membro do Helloween.
Apesar de toda confiança no trabalho do grupo e em relação a todos os seus lançamentos, confesso que seu penúltimo disco, To The Metal não me trouxe tanta empolgação como seus antecessores, o que gerou uma absurda expectativa em relação ao que o músico e seus companheiros e exímios músicos Henjo Richter (guitarra), Dirk Schlächter (baixo) e o substituto de Dan Zimmerman, Michael Ehré (bateria) apresentariam em seu novo trabalho.
E eis que em junho de 2014 o Gamma Ray apresenta a seus fãs Empire Of The Undead, décimo primeiro álbum de estúdio do grupo, oitavo com Kai nos vocais e sétimo com essa formação que se mantém praticamente intacta desde 1997. Empire Of The Undead é um disco que apresenta uma sequência de ótimas faixas e que, apesar de contar com a baladinha de praxe que provavelmente será sempre deixada de lado, Time For Deliverance, esse trabalho se caracteriza mesmo é pela inspiração, peso e agressividade de suas composições.
Contando com grandes e importantes contribuições dos outros membros no processo de criação, fomos presenteados com um apanhado de ótimas músicas com características distintas umas das outras, como a épica Avalon (Hansen), as melódicas Master Of Confusion e Seven, que fará a alegria de quem tiver a sorte de ouvir ao vivo, a pesada e agressiva Demonseed (Schlächter) e I Will Return (Richter) que encerra o disco de forma perfeita com mais um show proporcionado por Kai Hansen nos vocais (obviamente para quem curte seu inimitável e peculiar estilo). Encerram essa minha edição do disco, a cadenciada Built A World bônus da edição europeia do lançamento e versões ao vivo gravadas em estúdio de Avalon, The Spirit (Sigh No More) e a faixa título.
Mas fica o aviso, se você está procurando algo diferente do habitual, ou algum tipo de reinvenção da roda, está buscando no local absolutamente errado. O que temos aqui é o Gamma Ray mostrando o que sabe fazer de melhor tendo sempre como referência sua própria discografia e as inúmeras influências de seus cada vez mais entrosados músicos. Absolutamente perfeito para quem é fã.

Tracklist
01. Avalon
02. Hellbent
03. Pale Rider
04. Born To Fly
05. Master Of Confusion
06. Empire Of The Undead
07. Time Of Deliverance
08. Demonseed
09. Seven
10. I Will Return
11. Built A World (European Bonus Track)
Live From The Final Studio Sessions I
12. Avalon
13. The Spirit
14. Empire Of The Undead

Mais Gamma Ray no Sonorizando:
Heading For Tomorrow (1990)
Sigh No More (1991)
Álbum Completo

Comentários

Postagens mais visitadas