193. ARJEN ANTHONY LUCASSEN - LOST IN THE NEW REAL

Apesar de ter tido acesso pela primeira vez ao trabalho do senhor Arjen Anthony Lucassen através de seu projeto principal, o Ayreon, e com o lançamento da saga em duas partes intitulada Universal Migrator no ano 2000, foi apenas cinco anos depois, quando escutei pela primeira vez outro disco do mesmo projeto, o espetacular The Human Equation que me tornei definitivamente fã de sua genialidade.
Dono de múltiplos projetos, todos espetaculares e quase sempre partindo de conceitos bastante intimistas e ligados a uma espécie de existencialismo humano universal, Lucassen trás aqui em seu segundo disco solo, chamado Lost In The New Real (2013) a história de um homem de nosso tempo que é revivido em um futuro distante e precisa enfrentar as dúvidas sobre estar ou não tendo uma experiência real. O tema, obviamente, remete à gigantesca saga cósmica criada pelo compositor para o seu projeto de Opera Rock/Metal, Ayreon (só observar atentamente a capa do álbum para perceber), além disso, mesmo que de forma não direta. Mr. L, personagem interpretado pelo músico e protagonista da história, já havia aparecido no espetacular 01011001.
Arjen, como já característico de toda sua obra, tem domínio criativo e musical total sobre o disco, e além de cantar é responsável pela gravação de praticamente todos os instrumentos, como guitarras, baixo e teclados. A sonoridade desse seu segundo disco solo é outro ponto em comum com o Ayreon, trazendo muitos sintetizadores e variações instrumentais e de canto sicodélicas e progressivas que criam o clima necessário para o acompanhamento de suas canções. Os vocalistas convidados demonstram a habitual competência, dando vida a história criada por Lucassen sobrando espaço inclusive para participação bastante especial do eterno “replicante” Rutger Hauer, em interpretação de um dos personagens da obra.
Dividido em dois discos, Lost In The New Real, trás, além do excelente material inédito de estúdio, uma série de covers de bandas que claramente são parte da formação musical de Lucassen e que emprestaram muito de suas sonoridades ao que o músico construiu durante toda sua carreira. Faixas como Welcome To The Machine (música do Pink Floyd que ficou perfeita em sua adaptação), Veteran Of The Psychic Wars (Blue Öyster Cult) e Some Other Time(The Alan Parsons Project) se mesclam perfeitamente a composições ligadas ao conceito central e do álbum e a outros momentos mais descontraídos como na múltipla homenagem do músico a algumas de suas claras referências musicais em Pink Beatles In A Purple Zeppelin.
Lost In The New Real é mais um ótimo trabalho de Arjen e que certamente alegrará bastante os admiradores de sua carreira. Infelizmente não foi lançado no Brasil e quem tiver interesse terá que importar o álbum.

Tracklist
CD 1
01. The New Real
02. Pink Beatles In A Purple Zeppelin
03. Parental Procreation Permit
04. When I’m A Hundred Sixty-four
05. E-police
06. Don’t Switch Me
07. Dr. Slumber’s Eternity Home
08. Yellowstone Memorial Day
09. Where Pigs Fly
10. Lost In The New Real
11. Behind The New Real (Video)
CD 2
01. Our Imperfect Race
02. Welcome To The Machine (Pink Floyd cover)
03. So Is There No God?
04. Veteran Of The Psychic Wars (Blue Öyster Cult cover)
05. The Social Recluse
06. Battle Of Evermore (Led Zeppelin cover)
07. The Space Hotel
08. Some Other Time (The Alan Parsons Project cover)
09. You Have Entered The Reality Zone
10. I'm The Slime (Frank Zappa cover)
11. Behind The Artwork" (Video)

Comentários

Postagens mais visitadas