249. UFO – A CONSPIRACY OF STARS

É absolutamente fantástico ainda ter na ativa bandas que iniciaram suas carreiras há inacreditáveis mais de quatro décadas e que ainda vem lançando álbuns de músicas inéditas e relevantes como esse A Conspiracy Of Stars, vigésimo primeiro trabalho de estúdio, lançado em 2015, pela lendária banda inglesa UFO.
O UFO, formado atualmente pelo vocalista Phil Mogg, o guitarrista Vinnie Moore, o tecladista Paul Raymond, o baixista Rob De Luca e o baterista Andy Parker, mostra que, apesar da vasta carreira, esses senhores não apresentam cansaço e ainda tem muito a acrescentar a essa brilhante trajetória musical.
A Conspiracy Of Stars pode não ter os arremates de genialidade apresentados pelo grupo durante os anos 1970 quando contava com Michael Schenker no controle das seis cordas e Phil Mogg apresentava além da imortal beleza de sua voz, vitalidade e vigor que infelizmente hoje parece não possuir mais. As ausências desses elementos não afetam o álbum, só o tornam diferente dos clássicos setentistas que se mantém irretocáveis na mente, prateleiras e aparelhos de som de quem os curte. Essas mudanças se mostram totalmente necessárias, pois além de mostrar uma adequação da sonoridade às necessidades impostas pela cruel passagem do tempo resignificam a essência do UFO e mantém as portas abertas para sua carreira durante uma feliz e indeterminada quantidade de anos para frente.
Precious Cargo, sexta faixa do disco e uma de minhas preferidas nesse trabalho, é para mim uma música que define da melhor forma o que é o UFO hoje, pois conta com um maravilhoso refrão que parece ter sido tirado diretamente da fase de auge da banda em meados da década de 1970, com um trabalho de guitarra absolutamente fantástico de Vinnie Moore que abusa dos solos com claras influências de blues, e, claro, o senhor Phil Mogg, esbanjando feeling a cada palavra cantada. Isso para falar apenas de um momento específico do disco que ainda conta com outros grandes momentos como The Killing Kind, Run Boy Run e The Real Deal.
A Conspiracy Of Stars pode estar longe de ser um dos melhores discos do grupo, mas de forma alguma figurará na discografia do UFO como esquecível e descartável. Altamente recomendado aos apreciadores do grupo e de Classic Rock em geral.

Tracklist
01. The Killing Kind
02. Run Boy Run
03. Ballad Of The Left Hand Gun
04. Sugar Cane
05. Devil’s In The Detail
06. Precious Cargo
07. The Real Deal
08. One And Only
09. Messiah Of Love
10. Rollin’ Rollin’
11. King Of The Hill (Bonus Track)

Mais UFO no Sonorizando:
Phenomenom (1974) 

Álbum Completo

Comentários

Postagens mais visitadas