313. KATANA - STORMS OF WAR

A  Nova Onda do Heavy Metal Tradicional, movimento provavelmente surgido no início dos anos 2000 paralelamente nos Estados Unidos e Europa, possui uma infinidade de bandas  já consolidadas e de altíssima qualidade, muitas delas com carreiras bastante sólidas e vários ótimos álbuns lançados. Em um âmbito geral, já são centenas de disco sob a égide do movimento, vários deles, inclusive, aproximando-se de forma totalmente positiva dos grandes momentos do histórico movimento que também o inspirou, a New Wave Of British Heavy Metal.
O Katana, formado em 2003 na cidade de Gothemburg, Suécia, apresenta-se como um dos grandes nomes dessa Onda, além de evidenciar (mais uma vez) a enorme força daquela região para a música pesada na atualidade. Storms Of War é o nome do segundo "full-lenght" da banda e impulsiona o grupo ao (meu) Hall dos grandes nomes da NWOTHMEspaço esse, disputado fortemente por uma cada vez maior quantidade de álbuns gravados que considero muito acima da média. Então, falar do Katana, é imediatamente puxá-lo ao mesmo andar de outras que já considero gigantes dentro do movimento, como: Night, Ram, Portrait, Enforcer, Ambush e Air Raid. E isso citando apenas bandas oriundas da Suécia.
Storms Of War (2012) é uma verdadeira aula de Heavy Metal tradicional feita por uma banda (Vocalista Johan Bernspång, Guitarristas Tobias Karlsson  e Patrik Essén, Baixista Susanna Salminen Baterista Anders Persson) que soube como trabalhar, a quase perfeição, suas muitas referências sonoras ao conceito artístico escolhido e apresentado no nome da banda e em praticamente todas as suas letras. Katana é o nome da tradicional espada utilizada por samurais no Japão durante vários séculos. As músicas da banda colocam esses guerreiros tanto em situações do mundo real como também em aventuras fantásticas e sobrenaturais. 
Passando diretamente às músicas, temos como destaques: The Reaper, possuidora de uma força e agressividade que remetem diretamente ao primeiro EP do Helloween; Kubilai Khan; um sensacional hino que parece ter sido co-escrito por Steve Harris;  City On The Edge Of Forever, uma das mais legais faixas do disco é possuidora de maravilhosas mudanças de andamento que lembram de novo a genialidade de Kai Hansen, mas dessa vez em seu período como vocalista do Gamma Ray. Storms Of War é um grande registro de uma "nova" banda que trará grande alegria aos apreciadores dessa Nova Onda. 
Minha versão do CD é importada, lançada pela Listenable Records em caixa de acrílico, contendo encarte com letras e um belo slipcase. 

Tracklist
01. The Reaper
02. Wrath Of The Emerald Witch
03. Khubilai Khan
04. The Samurai Returns
05. City On The Edge Of Forever
06. No Surrender
07. In The Land Of The Sun
08. The Gambit
09. Modesty Blaise
10. The Wisdoms Of Emond's Field

Comentários

Postagens mais visitadas