346. JAG PANZER - THE DEVIANT CHORD

Além da felicidade do retorno da banda depois de um hiato (anunciado como fim) de seis anos a partir do lançamento do último álbum de estúdio, os fãs do Jag Panzer tiveram a  bombástica notícia do retorno do guitarrista Joey Tafolla ao grupo em 2013. A volta de sua parceria com o vocalista Harry Conklin e seu parceiro de guitarra Mark Briody, depois de treze anos, gerou uma absurda e totalmente compreensível expectativa em relação ao próximo disco de inéditas dos norte americanos. 
O Jag Panzer é sem dúvida um dos mais cultuados grupos de Heavy Metal surgidos nos anos 1980 nos Estados Unidos. Em sua estreia no ano de 1984 lançaram uma obra prima chamada Ample Destruction e, com esse, tornaram-se diretamente peça fundamental na construção do que os apreciadores do estilo chamam hoje de US Power Metal. Como várias das bandas da época, sofreu com a troca de músicos (Conklin e Briody são os membros com mais tempo no grupo, mas mesmo eles sairam dela em algum momento de suas carreiras) e com a dificuldade de firmar contrato com um bom estúdio de gravações, o que só aconteceu no final da década de 1990.
The Deviant Chord (2017) é o décimo disco de estúdio da banda, lançado internacionalmente pela SPV Steamhammer e licenciado aqui no Brasil pela Shinigami Records. O álbum conta em sua formação com o baterista Rikard Stjernquist e o baixista John Tetley além do trio clássico, e apresenta uma série absolutamente maravilhosa de músicas como  Born Of The Flame, The Deviant Chord, Blacklist, Foggy DewSalacious Behaviour, e seu épico encerramento com a maravilhosa Dare.
Com esse álbum o Jag Panzer consegue se afastar do último disco lançado (The Scourge Of The Light,2011), que apesar de ser um bom álbum soa muito previsível e pouco inspirado, possuindo alguns bons momentos mas apresentando uma gritante e muito incômoda carência de bons solos de guitarra. Agora, com o retorno da onipresente presença de Joey e seus maravilhosos riffs e solos, é evidente e concreta a volta da atmosfera épica (peça fundamental no som dos caras) em sua sonoridade que, inclusive, potencializa o habitual trabalho do magnífico vocalista Harry "The Tyrant" Conklin.
Em 2017 testemunhamos a criação de mais um grande capítulo dentro da discografia do Jag Panzer e do Heavy Metal tradicional, e agora torcemos para que os egos de seus músicos não nos privem de outros nesse mesmo nível.

Tracklist
01. Born Of The Flame
02. Far Beyond All Fear
03. The Deviant Chord
04. Blacklist
05. Foggy Dew
06. Divine Intervention
07. Long Awaited Kiss
08. Salacious Behaviour
09. Fire Of Our Spirit
10. Dare

Mais Jag Panzer no Sonorizando:
Thane To The Throne (2000)

Comentários

Postagens mais visitadas