392. CHASTAIN - THE VOICE OF THE CULT (30 YEARS HEAVY)

Tenho um verdadeiro fascínio por bandas de Heavy Metal Tradicional com vocais femininos e essa admiração veio exatamente da parceria entre o guitarrista David T. Chastain e a vocalista Leather Leone na banda norte americana de Heavy/Power Metal nomeada com o sobrenome do virtuoso guitarrista. Ao conhecer a banda, no início dos anos 1990, através do disco que ainda considero seu maior clássico, The 7th Of Never, confesso que cheguei a demorar um certo tempo para descobrir e depois assimilar que a voz que escutava era realmente a de uma mulher. Até aquele exato momento nunca havia escutado voz feminina tão agressiva e diferente quanto a de Leone, o que mudou muito da minha concepção sobre o próprio estilo (que sempre foi extremamente machista). E isso foi absolutamente incrível!
O segundo disco do Chastain que escutei foi exatamente esse The Voice Of The Cult, que em 2018 completou 30 anos de seu lançamento.  TVOTC é o quarto álbum gravado pela banda que mantinha ainda sua formação inicial, tendo o baixista Mike Skimmerhorn e o baterista Ken Mary completando o quarteto com Leather e David. Comparado a seu antecessor, esse apresenta composições muito mais cadenciadas e pesadas que a meu ver conseguem destacar ainda mais a absurda técnica do guitarrista, mestre absoluto na construção de poderosos riffs, espetaculares solos e memoráveis linhas de guitarra. As músicas também favorecem extremamente o desempenho de Leather, que soa ainda mais épica e emocional do que nos álbuns anteriores, deixando aqui certamente uma de suas melhores performances com o Chastain. 
Começando com a faixa título, uma das maiores obras primas do grupo, passando pelas nervosas Live Hard Share Yourself With Me, a sensual Chains Of Love e as climáticas Fortune TellerChild Of Evermore  e Soldiers Of The Flame com seu fantástico refrão, até o encerramento épico do disco com a pesada e progressiva Take Me Home, o quarto disco do grupo norte americano é um verdadeiro marco para o Chastain, pois encerra sua primeira fase de forma verdadeiramente brilhante. 
Em 2018, The Voice Of The Cult, foi relançado em LP pelo selo alemão especializado em álbuns de Heavy Tradicional, Pure Steel Records, em uma bela edição limitada a 300 cópias, recebendo uma belíssima capa "envernizada" e contando com encarte e duas ótimas faixas bônus, as versões instrumentais de sua faixa título e da ótima Evil For Evil. Consegui uma dessas cópias, juntamente a de The 7th Of Never que também recebeu tratamento idêntico.

Tracklist
Side A
I. The Voice Of The Cult
II. Live Hard
III. Chains Of Love
IV. Share Yourself With Me
V. Fortune Teller
Bonus Track
VI.  The Voice Of The Cult (Instrumental)
Side B
I. Child Of Evermore
II. Soldiers Of The Flame
III. Evil For Evil
IV. Take Me Home
Bonus Track
V. Evil For Evil (Instrumental)

Comentários

Postagens mais visitadas