402. AVANTASIA - MOONGLOW

Desde 2013 com o lançamento de The Mistery Of Time, percebe-se o mergulho de Tobias Sammet e seu Avantasia em um incômodo piloto automático criativo que parece se basear em uma tentativa de se tornar cada vez mais erudito e afastado do som de seu início de carreira. Talento Sammet já provou ter por diversos momentos, mas a aparente insistência em evidenciar isso e, principalmente em se afastar do Power/Heavy Metal dos dois primeiros (e disparados melhores) álbuns claramente tem afastado cada vez mais os fãs de Metal de seus lançamentos. 
No início de 2019 o Avantasia lançou então, o conceitual Moonglow - The Narratives Of A Misplaced Entity, seu oitavo álbum de estúdio que mais uma vez conta com uma absurda quantidade de grandes vocalistas convidados como Geoff Tate, Ronnie Atkins, Michael Kiske (Helloween), Jørn Lande, Eric Martin, Bob Catley, Hansi Kürsch, Mille Petrozza e Candice Night. Completam o time os já tradicionais músicos Felix Bohnke, bateria e Sascha Paeth nas guitarras. A história do disco trata exatamente do descrito no subtítulo, fantásticas narrativas sobre como entidades (monstros) estranhas que foram enviadas a nosso plano poderiam aqui se encaixar, mesmo claramente não existindo lugar para elas.  
O disco começa com a ótima Ghost In The Moon, cantada exclusivamente por Tobias apresentando aqui as melhores linhas vocais de todo o disco. A faixa dá também o tom de Moonglow, com muitas variações indo do Hard Rock ao Power/Heavy Metal de forma totalmente coesa e sempre acompanhado de sensacionais refrãos. Book Of Shallows e The Raven Child são, para mim, os melhores momentos do álbum. A primeira, com as participações de Petrozza (Kreator) e Kürsch (Blind Guardian), realmente quebra as paredes construídas no Avantasia pelo menos nos últimos seis anos apresentando provavelmente seus momentos mais empolgantes desde a participação de David Deffeis em Serpents Of Paradise ainda lá atrás, no primeiro disco. A segunda, junta um de meus vocalistas preferidos (Kürsh mais uma vez) a essência do Avantasia, formada por Sammet e Jorn Lande em uma épica viagem de mais de onze minutos que ainda presta um breve tributo, em um belo easter egg, a outro gênio das Operas Metal, Arjen Anthony Lucassen.
Starlight, faixa que abre a segunda metade do disco, parece uma música mais recente do Edguy, seguindo linhas bem no limiar entre o Hard Rock e o Heavy Metal acompanhada de refrãos super melódicos, que ficaram perfeitos no dueto de Sammet com Ronnie Atkins (Pretty Maids). Invencible, representa algo que é um insuportável clichê dentro dos discos de Tobias, as baladas épicas melosas descartáveis,  e nem a companhia de Geoff Tate minimiza esse sofrimento. Tate que participa ainda em duas outras ótimas faixas, a pesada Alchemy e The Piper At The Gates Of Dawn, com a presença de diversos outros convidados, configurando sua melhor participação no Avantasia até então. Requiem For a Dream é Heavy Metal melódico de alta qualidade com a tradicional participação de Michael Kiske, parceiro do projeto desde o primeiro Metal Opera.
Esse é realmente um álbum muito acima da média comparando os três últimos lançamentos, possuidor de grandes momentos, sendo os melhores deles os que envolvem os vocalistas novatos no projeto ou que pouco participaram até o momento. Acho que já passou da hora de Sammet dar férias para Jørn Lande e Michael Kiske, e aproveitar para explorar outras sonoridades a partir das vozes de outros convidados menos explorados ou novatos, como o feito aqui com Geoff Tate, Ronnie Atkins, Mille Petroza e Hansi Kürsch, esse último responsável por meus momentos preferidos em toda a obra. Moonglow teve lançamento mundial pela Nuclear Blast e chega ao Brasil dessa vez através da Shinigami Records. A edição nacional veio com estojo em acríllico, encarte com letras e conta com uma faixa bônus.

Tracklist
01. Ghost In The Moon 
02. Book Of Shallows
03. Moonglow
04. The Raven Child
05. Starlight
06. Invincible
07. Alchemy
08. The Piper At The Gates Of Dawn
09. Lavender
10. Requiem For A Dream
11. Maniac (Michael Sembello cover)
12. Heart (bonus track)

Comentários

Postagens mais visitadas