434. IRON MAIDEN - A MATTER OF LIFE AND DEATH

A Matter Of Life And Death, décimo quarto álbum de estúdio do Iron Maiden, e lançado em 2006, é provavelmente o disco mais controverso da banda com sua formação clássica tendo Bruce Dickinson como vocalista. Sendo o disco da carreira do Iron que mais define a sonoridade da banda dentro do campo do Prog Metal, é amado por parte dos fãs, mas ao mesmo tempo extremamente odiado por outros que não conseguem, ou não desejam, largar o luto pela carreira da banda na primeira metade da década de 1980, quando tocavam o fino do Heavy Metal tradicional e gravaram alguns dos melhores discos do estilo.
Contabilizando setenta e dois minutos de músicas, distribuídos em dez ótimas faixas, -sendo a primeira delas, Different World, praticamente a única exceção, por ser uma música mais direta que tornou-se peça de divulgação e primeiro single do álbum, seguindo uma tendência presente em todos os trabalhos do Iron -, temos mais um disco repleto de composições extensas, mais trabalhadas, de inícios quase sempre mais lentos, mas com muitas variações e grandes refrões, riffs e solos de guitarras. Características muito comuns ao metal progressivo que se instalam na sonoridade do Iron desde o lançamento de The X Factor (1995) e se intensificou em Dance Of Death (2003). A mudança no processo criativo é a principal característica desse Iron Maiden do século XXI, possibilitando tanto a evolução de Steve Harris como compositor quanto uma cada vez maior participação do resto da banda no processo; o aprofundamento das temáticas das letras sob temas históricos como religião e, principalmente guerras, tema recorrente nas músicas do grupo que aqui continua recebendo grande destaque (começando pela capa, a melhor pós Derek Riggs); o trabalho de guitarras, consolidado com a presença do trio Murray, Smith, Gers; a costumeira competência do incansável Nicko McBrain; e, não menos importante, a insana energia e aparente imortalidade vocal de Bruce Dickinson, que continua atingindo notal altíssimas e de forma mais geral, apresentando pouquíssimas  perdas em relação a seu auge.
Considero A Matter Of Life And Death mais um ótimo ponto dentro da brilhante carreira do Iron Maiden, principalmente de seu momento atual (do qual me declaro fã), tendo seus momentos mais memoráveis e empolgantes em faixas como Brighter Than a Thousand Suns, The Longest Day, The Reincarnation Of Benjamin Breeg, For The Greater Good Of God e Lord Of Light. Como ocorre com toda a discografia do grupo britânico, possuo duas versões desse álbum. A primeira, adquirida no ano de lançamento, em CD nacional simples, lançado no Brasil via EMI e, o recém adquirido LP importado, relançado em 2017, 180gr com capa gatefold (dupla).
Para quem conseguiu sair da década de 1980 em relação ao Iron Maiden, A Matter Of Life And Death é um disco que merece um bom lugar em sua coleção. 

Tracklist
01. Different World
02. These Colours Don't Run
03. Brighter Than A Thousand Suns
04. The Pilgrim
05. The Longest Day
06. Out Of The Shadows
07. The Reincarnation Of Benjamin Breeg
08. For The Greater Good Of God
09. Lord Of Light
Álbum Completo - Uniondale, NY, Outubro de 2006
Official Video - Different World

Official Video - The Reincarnation Of Benjamin Breeg

Comentários

Para mim o melhor disco disparado do Iron pós retorno do Bruce Dickinson. Me parece que essa controversia atinge até a própria banda, pois o AMOLAD, foi o único disco da banda, pós retorno Dickinson/Smith, a não ganhar cd/dvd ao vivo (Brave New World - Rock in Rio; Dance of Death - Death on the Road; até o sofrível The Final Frontier, ganhou um disco ao vivo). Nao sei como foi o clima da turnê e talz, mas é de se estranhar esse fato.
Sonorizando disse…
Um fator interessante sobre isso meu amigo. A banda fez shows na turnê de divulgação tocando o disco na íntegra, algo que ela não fez para nenhum outro álbum de sua carreira. Acho isso emblemático e acredito que esse disco ao vivo ainda será lançado.

Postagens mais visitadas