503. WHITE WIZARD - INFERNAL OVERDRIVE

É bastante interessante observar como algumas bandas que são parte da Nova Onda do Heavy Metal tradicional e possuem maior longevidade e quantidade de álbuns lançados, muitas vezes passam por significativas mudanças em suas sonoridades que parecem nos indicar a busca por uma identidade própria. As alterações ocorrem de um disco para outro, ou, em alguns casos (posso citar o último álbum do Enforcer, Zenith, como exemplo) dentro de um mesmo trabalho. Como a N.W.O.T.H.M. tem, dentro de suas maiores características, a influência do Metal dos anos 1980 em suas múltiplas vertentes (do Heavy tradicional e speed ao Glam Metal), é muito comum e salutar para a Onda ver bandas que soam e continuam mostrando-se completamente distintas.
Formado em 2007 na cidade norte americana de Los Angeles, o White Wizard conta hoje dois EPs e quatro discos de estúdio gravados, o último deles, Infernal Overdrive, lançado pelo selo independente M Theory Audio, se encaixa perfeitamente dentro do citado contexto, mostrando uma sensível evolução técnica e criativa do grupo através das nove ótimas músicas do seu quarto álbum. Gravado em 2017, com ótima produção e mixagem de Ralph Patlan (o mesmo responsável pelos outros três discos da banda), o W.W. conseguiu lançar o segundo disco com a mesma formação, estável desde 2013, que  conta com o baixista/guitarrista/único compositor Jon Leon, o guitarrista solo James J. LaRue, o vocalista Wyatt Anderson e o baterista Dylan Marks, músicos que, até o momento, demonstram enormes competências musicais e criativas.
Infernal Overdrive é o álbum da banda com o maior número de músicas de durações elevadas, entre elas, cinco possuem tempos variando entre seis e dez minutos. Mais elaboradas, com muitas variações, passagens progressivas e instrumentais mais  elaborados e complexos, essas composições bebem claramente de várias fontes dentro do Heavy Metal, mas nenhuma delas tão utilizada quanto o Iron Maiden. Muitas faixas do disco remetem ao melhor período do Iron durante a década de 1980, e referências diretas a músicas como To Tame a Land, ou a álbuns como Seventh Son Of a Seventh Son estão aqui escancaradas e precisam ser apontadas.
Para os que buscam insaciavelmente boas indicação de bandas e/ou simplesmente um bom disco de Heavy Metal dentro do cenário independente, sugiro uma chance ao muito competente White Wizard e seu ótimo Infernal Overdrive. Conhecer e apreciar músicas como Chasin Dragons, Voyage Of The Wolf Raiders, Critical Mass, MetamorphosisThe Illusion's Tears ajuda a entender (ou confirmar) bem a força do revival iniciado na primeira década desse século, além de comprovar que o Rock n' Roll e grande parte de suas variantes mais pesadas, ao contrário do pregado por alguns, estão muito vivas e alertas. 
Recomendamos!

Tracklist
01. Infernal Overdrive
02. Storm The Shores
03. Pretty May
04. Chasing Dragons
05. Voyage Of The Wolf Raiders
06. Critical Mass
07. Cocoon
08. Metamorphosis
09. The Illusion's Tears
Álbum Completo

Comentários

Postagens mais visitadas