505. MAGGIE'S MADNESS - ON FIRE

Nada como interesse, paciência, boas referências e indicações, para expandirmos e aprofundarmos nossos conhecimentos a respeito de qualquer assunto que quisermos. Com a música, obviamente, não é diferente e encontrar boas bandas e discos em um universo tão rico quanto o do underground do Heavy Metal nos anos 1980 é um absoluto e empolgante prazer. Com redes sociais como o MySpace, Bandcamp e Youtube e, plataformas de streaming como Deezer e Spotfy, o trabalho de encontrar “novidades” tornou-se muito mais fácil e acessível até mesmo a quem não está procurando por elas.
Chegando a chamada era dos algoritmos -onde as realidades virtuais e seus "cérebros" nos entregam ótimas (e as vezes até assustadoras) sugestões baseadas na leitura de nossos gostos musicais que são explicitados através de nossos costumeiros cliques-, temos agora a possibilidade de acesso a bandas que praticamente ficaram no passado e, apesar de possuir ótimos trabalhos, foram esquecidas ou não atingiram maior relevância. Nesse segundo quadro certamente encontra-se a germânica Maggie's Madness. 
Formada em meados da década de 1970 como uma banda de Classic Rock nos moldes do UFO e Uriah Heep, o grupo lançou seu primeiro e auto intitulado álbum em 1982, através de um pequeno selo para já no ano seguinte e depois de chamar bastante atenção com esse excelente debbut, fechar com a Mausoleum Records, gravadora belga especializada em Heavy Metal, que lançou seu segundo disco, o ótimo On Fire.  Apresentando em sua formação o vocalista Michael Dudek, os guitarristas Joe Bleicher e Frank Zellner, o baterista Hans Georg Von Schuh e o baixista Peter C. Toballa e tendo como novidade a presença do  tecladista Wolfgang Lang, o Maggie's Madness modificava um pouco sua sonoridade, aproximando-a do Heavy Rock (ou Hard N' Heavy) que se expandia comercialmente na Alemanha depois do gigantesco crescimento do Scorpions após a fase do guitarrista Uli Jon Roth e surgimento de bandas como o Accept. 
On Fire obteve relativo sucesso comercial na época apresentando grandes músicas como a faixa título, Hard Times, Remain In Solitude e Hot City Nights; mas a qualidade das composições escritas por Franz Zellner não foi suficiente para impulsionar a carreira do  Maggie's Madness e garantir sua continuidade. Com sérios problemas financeiros enfrentados pela Mausoleum a partir de 1985, a banda perdeu seu contrato e acabou por se enfiar em uma espécie de limbo que só teve fim praticamente duas décadas depois quando, decidiram voltar, mas com uma formação bastante diferente da clássica tendo como maior ausência a grande voz de Michael Dudek.

Tracklist
Lado A
01. On Fire
02. Hold On  
03. You
04. Hard Times
Lado B
05. Love On Your Face
06. Remain In Solitude
07. Beautiful Loser
08. Hot City Nights

Comentários

Postagens mais visitadas