518. MYRATH - SHEHILI

Situada no Norte da África, às margens do mar Mediterrâneo e pertencente ao denominado "mundo árabe" a Tunísia é um país que possui interessantes peculiaridades. Possui o Islã como religião oficial do Estado, 40% de seu território é ocupado pelo escaldante e famoso deserto do Saara, e foi dominada pela França do final do século XIX até meados do século seguinte quando deixou seu protetorado e retomou sua independência. As misturas ocasionadas pela proximidade do continente europeu e, principalmente, a ocupação dos franceses por mais de meio século, permitiu a formação de uma sociedade que aponta algumas interessantes peculiaridades, como manter fortemente a tradição histórica árabe e a obediência a costumes religiosos mulçumanos (quase a totalidade do povo tunisiano é seguidor de Maomé), ao mesmo tempo que permite a formação de uma cultura underground musical com uma interessante quantidade de bandas de diversos espectros da música pesada. 
Criada em 2006 em uma pequena cidade costeira ao lado da capital Tunis, o Myrath é formado atualmente pelo baixista Anis Jouini, o guitarrista Malek Ben Arbia, o tecladista Elyes Bouchoucha, o baterista Morgan Berthet e o vocalista Zaher Zorgati. Em 2019 o quinteto lançou seu quinto álbum de estúdio, o ótimo Shehili. Apresentando uma deliciosa sonoridade que lembra uma mistura de Power e Prog Metal (como algo gravado pelo Symphony X ou Jorn Land) às características de música árabe aparentemente mais popular - semelhantes as utilizadas e exploradas pela ótima banda israelense Orphaned Land, só que em uma abordagem muito mais leve e até comercial-, temos aqui, obviamente para quem gosta do estilo, um dos discos mais surpreendentes desse ano que tem sido tão generoso para o Heavy Metal e seus derivados.
A primeira parte do álbum, com faixas como Born To Survive, You've Lost Yourself, Dance e Monster In My Closet, apresenta o lado mais forte e ritmado de Shehili. É dele alguns dos mais significativos momentos do trabalho, onde a banda mostra como consegue equilibrar o peso e maior complexidade de seu Power Metal às características mais simples, alegres e até sensuais da música de sua região. Conseguir sucesso e equilíbrio em caractarísticas musicais tão distintas é um grande feito do Myrath, que proporcionou a criação de uma mistura incrivelmente rica e que soa verdadeiramente orgânica, onde nada  parece soar exagerado ou deslocado. A segunda metade apresenta  o lado mais progressivo do disco e conta com vários outros ótimos momentos como Lili Twill (cover da banda de rock marroquina dos anos 1970, Les Frères Mégri, que me lembrou bastante Ayreon) Mersal, Darkness Arise e a faixa título.
Lançado internacionalmente pela EarMUSIC, Shehili chegou ao Brasil no formato CD via Shinigami Records e é o primeiro disco do grupo lançado por aqui. Recomendado para quem gosta do estilo.

Tracklist
01. Asl
02. Born to Survive
03. You've Lost Yourself
04. Dance
05. Wicked Dice
06. Monster In My Closet
07. Lili Twil (Les Frères Mégri cover)
08. No Holding Back
09. Stardust
10. Mersal
11. Darkness Arise
12. Shehili
Official Video - Born To Survive
Official Video - Dance

Official Video - No Holding Back

Comentários

Postagens mais visitadas