565. HELLHOUNDZ - THE BATTLE OF THE SOMME

A Nova Onda do Heavy Metal Tradicional, ou N.W.O.T.H.M., é um movimento surgido mais ou menos entre meados e final da primeira década desse século, que tem como principal (e óbvia) característica o resgate do Heavy Metal e suas principais vertentes em seu período mais criativo, ou seja, os anos 1980. Um número aparentemente sem fim de bandas surgiu nesse período e surfou ou surfa brilhantemente nessa onda oriundas principalmente da Suécia, Estados Unidos, Canadá e Alemanha, como o Ambush, Ram, Enforcer, Ancient Empire, Riot City, Cauldron, Haunt, Metal Inquisitor, Screamer etc.
No Brasil, alguns nomes de muita qualidade surgiram nesses últimos anos, mas infelizmente não tem recebido a mesma atenção que esses medalhões estrangeiros (vários deles lançados em CD aqui no Brasil) e sofrem para conseguir apresentar seus trabalhos em um meio tão disputado e dominado por selos mais conhecidos (Stormspell Records, No Remorse Records e Shadow Kingdom Records) que possuem maior alcance midiático e com seguidores que colecionam seus discos mesmo sem escutá-los previamente, por pura confiança "editorial". No Brasil, alguns selos como Classic Metal Records e Kill Again Records também vem apostando em bandas nacionais, o que já é um grande incentivo para que novas propostas surjam no Brasil.
Formada na cidade de Fortaleza em 2016 pelos guitarristas Tales Groo (que saiu do grupo em 2018 sendo substituído por Renan Magalhães) e Joe Wilson, o baterista Rodrigo (Rod) Magnani, o baixista Augusto Oliveira e o vocalista João "J.J." Júnior, o Hellhoundz lançou de forma independente, em 2018, seu primeiro EP. O autointitulado mini CD apresentou quatro excelente faixas do mais puro Heavy Metal tradicional com fortes influências da NWOBHM e do Power Metal norte americano, com similiridades aos trabalhos de bandas como Iron Maiden, Judas Priest e Iced Earth. Após a gravação e excelente repercussão causada pelo material, além da crescente empolgação do público da capital e interior cearense pelas sensacionais apresentações ao vivo da banda, o quinteto decidiu dar um passo ainda maior e preparar o lançamento de seu primeiro full-lenght, mais uma vez de forma totalmente independente. 
The Battle Of The Somme -muito bem produzido por Rod Magnani e gravado em seu estúdio particular -, viu a luz nos últimos dias de 2019 e já mostra uma absurda evolução do grupo em relação ao EP de estreia, com letras e composições bem mais elaboradas e melhor trabalhadas como a ótima abertura com Burning Witches, as poderosas e já conhecidas Midnight In The Garden Of Good And EvilThe Gunslinger, Desert Rider Gargoyle que passaram por algumas pequenas mudanças ao serem regravadas, a sensacional When The Night Begins To Rise (composta por Magnani e para mim uma das melhores músicas de metal do ano!!!) e a épica faixa título de quase dez minutos. As atuações de toda a banda também cresceram e se mostram muito mais seguras, com excelente atuação da dupla de guitarristas, cozinha pesada, veloz e extremamente competente e, em especial a atuação do vocalista João Junior, que confirma sua excelente fase, voando alto no controle das ótimas letras do material e atingindo aqui um lugar muito próximo ao topo no hall de melhores vocalistas do Brasil na atualidade, um verdadeiro gigante!
Depois de um belo álbum de estreia, fica a expectativa de que o Hellhoundz seja visto e ouvido pelo máximo de pessoas e que seus talentos sejam reconhecidos por algum selo para que sua história não se encerre precocemente. 
Escutem The Battle Of The Somme!!!
Vida longa ao Hellhoundz!!! 

Tracklist
01. Burning Witches                     
02. Midnight In The Garden Of Good And Evil            
03. Merciless Blade                       
04. Hounds Of Hell            
05. The Gunslinger           
06. Gargoyle            
07. When The Night Begins To Rise                 
08. Desert Rider                 
09. The Battle Of The Somme

Hellhoundz - EP (2018)
Lyric Video - When The Night Begins To Rise 

Lyric Video - The Battle Of The Somme
The Gunslinger - Ao Vivo no Centro Cultural Banco do Nordeste (16/02/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas