586. DOOL - HERE NOW, THERE THEN

The Devil's Blood foi uma das mais interessantes bandas surgidas, durante a primeira década dos anos 2000, em um grande movimento de bandas que se caracterizavam pela união de estilos que iam musicalmente do Rock Progressivo cheio de toques psicodélicos e originário do final da década de 1960 e início dos anos 1970, ao Hard/Classic Rock do mesmo período. No conceito, a ode à bruxaria, paganismo e satanismo, muito comum ao Occult Rock e brilhantemente explorados por clássicos como o norte americano Coven, grupo da lendária vocalista Esther "Jinx" Dawson. Em 2014, a banda holandesa encerrava completamente suas atividades, ao anunciar a morte (por suicídio) de seu mentor, o guitarrista/vocalista Selim Lemouchi. Era o fim de uma trajetória que durou apenas 6 anos e rendeu a gravação de três sensacionais álbuns completos, sendo um deles incompleto e lançado já durante o processo de esfacelamento da banda.
Nos últimos anos, infelizmente o estilo parece ter entrado em franco declínio, com as principais banda que surgiram no mesmo período do The Devil's Blood, também encerrando atividades ou entrando em angustiantes hiatos que geram incessantes dúvidas sobre suas continuidades. Entre essas incertezas, surgia em 2015 o Dool, um novo nome na Holanda que, claramente - intensionamente ou não -, resgatava muito do trabalho feito pela banda dos irmãos Lemouchi. 
Formado pelo baterista Micha Haring (remanescente do T.D.B.), a excepcional vocalista Ryanne van Dorst, os guitarristas Nick Polak e Reinier Vermeulen, e o baixista Job van de Zande, o Dool traz na sonoridade de seu disco de estreia, Here Now, There Then (2017), e em músicas sensacionais como Vantablack, Golden Serpents, In Her Darkest Hour, Oweynagat, The Alpha e The Death Of Love;  as brilhantes incursões ao lisérgico mundo musical dos anos 1970, com faixas longas, cheias de progressões, vocais fortes e teatrais e um instrumental que intercala momentos de cadenciamento quase hipnótico a outros de muita força e intensidade.
Fortemente indicado para fãs e apreciadores de The Devil's Blood, Blood Ceremony, Witchcraft, Year Of The Goat, Jess And The Ancient Ones, Uncle Acid And The Deadbeats; Here Now, There Then foi lançado em CD pela Prophecy Records, em formato digipak acompanhado de belo encarte com todas as letras (além de também estar disponível via streaming) e, merece imediatamente toda sua atenção.  Recomendamos!!!

Tracklist
01. Vantablack
02. Golden Serpents
03. Words On Paper
04. In Her Darkest Hour
05. Oweynagat
06. The Alpha
07. The Death Of Love
08. She Goat

Comentários

Postagens mais visitadas