615. TROYEN – ANTHOLOGY - (1981/2019)

Selos de fora e já bastante consolidados como High Roller Records, No Remorse Records, Heaven & Hell Records, entre outros, tem se destacado pelo lançamento de álbuns clássicos do Heavy Metal e  suas variações a partir de suas origens nos anos 1970 a seu auge, principalmente nos anos 1980. Em um primeiro momento, o resgate de álbuns regulares extremamente clássicos para os apreciadores do estilo e, nunca antes relançados ou lançados em formato digital (CD), tomaram conta dos lançamentos desses selos.
A grande e crescente procura por esses materiais, somado ao surgimento de novas bandas completamente inspiradas nesses nomes, levou a retomada de atividades de grupos já parados a décadas e, consequentemente ao relançamento de seus “obscuros” trabalhos, muitos feitos de forma completamente amadora e esquecidos em baús empoeirados de seus integrantes.
E é nesse contexto, que o selo brasileiro Classic Metal Records entra definitivamente no seleto grupo dos ícones citados no início do texto, e expande ainda mais seu incrível catálogo de lançamentos - que já conta com grandes nomes da história do Heavy Metal brasileiro, europeu e norte americano -, com a organização de uma maravilhosa (e para mim que não conhecia a banda, surpreendente) antologia da banda britânica Troyen.
Liderada pelo guitarrista/vocalista Steve McGuire e pelo baterista Jeff Baddley desde sua origem, o Troyen foi formado em 1981 na cidade de Warrington (Inglaterra), no auge da efevercência criativa da New Wave Of British Heavy Metal. Com características sonoras totalmente fincadas no movimento, o grupo construiu uma série de boas composições calcadas no Hard N’ Heavy inspirado no Classic Rock dos anos 1970 e na agressividade e velocidade que rapidamente se inseria na música européia no início da década seguinte e que formaria o que foi definido como Heavy Metal tradicional, tendo como ponto de partida o Judas Priest e o de chegada o Saxon, Elixir, entre outros. Gravando duas demos tapes ainda em 1981, a banda encerrou atividades precocemente, já no ano seguinte, infelizmente sem conseguir gravar seu disco de estréia.
Em 2014, Steve e Jeff resolveram retomar o Troyen, organizando uma primeira compilação que serviu como prévia para o lançamento de um primeiro EP (Storm Child, 2017), com regravações de sons das primeiras demos e  gravações de algumas faixas inéditas. Ainda sem conseguir emplacar um álbum completo, a dupla mais uma vez se reformulou, com a entrada de Steve Haslam na guitarra e Mark Notley no contrabaixo. Com o novo quarteto, mais uma compilação foi lançada em 2019, seguida mais uma vez de algumas regravações e outras gravações inéditas que, resultaram em um novo EP (A New Dawn, 2019).
E assim chegamos finalmente ao grande trabalho desenvolvido e entregue aos fãs da NWOBHM (não apenas brasileiros, já que trata-se de um material até então inédito) pela Classic Metal Records. Intitulado Anthology (1981-2019), apresenta todas as gravações feitas pelo Troyen durante o corte de tempo apresentado no título, ou seja, as espetaculares Dreams Never Lie, Futures Friends, Don’t Send Me To War, Syrian Lady, Backlash, Finish What You StartedNightmare e tudo mais que os caras gravaram durante sua trajetória de quase quarenta anos, presente em uma única edição com dois CDs, que além disso apresenta em seu completíssimo encarte uma pequena biografia da banda e de seus quatro atuais membros e, todas as letras das músicas presentes na compilação.
Anthology (1981-2019) é um material totalmente imperdível para apreciadores do Heavy Metal feito nos anos 1980 e um belo portal para a descoberta de mais um fantástico e “obscuro” nome da NWOBHM, que esperamos, com toda sinceridade, consiga finalmente concretizar a gravação em estúdio de um álbum completo com músicas inéditas.

Tracklist
Disco 1
01. Dreams Never Lie
02. Futures Friends
03. Don't Send Me To War
04. Crazy Lady
05. Free Wheelin'
06. Backlash
07. Finish What You Started
08. Syrian Lady
09. First Blood
Disco 2
01. Storm Child
02. Flight Of Fantasy
03. Cheatin'
04. Dreams Never Lie
05. Futures Friends
06. Lady Evil
07. Don't Send Me to War
08. Nightmare
09. Syrian Lady
10. Don't Send Me to War
11. Crazy Lady (live)

Comentários

Postagens mais visitadas