651. KILLER - READY FOR HELL

Apesar da New Wave Of British Heavy Metal ser reconhecidamente o grande evento da música pesada na primeira metade da década de 1980, é impossível não ressaltar a importância e qualidade de diversas cenas de outros países europeus que, surgiram como satélites naturais da onda britânica, mas não necessariamente cresceram totalmente alinhadas a ela.
Na Bélgica, por exemplo, logo no início daquela mesma década, surgiram no país alguns nomes incríveis, e hoje clássicos e históricos para a música pesada, como Acid, Crossfire, Ostrogoth e Killer. Bandas que iniciaram suas carreiras sob claras e fortes influências da NWOBHM, mas que logo foram apresentando modificações e evoluções em suas sonoridades que levaram à criação de uma “nova escola” musical, a do Heavy/Speed Metal belga, que bebia não apenas do Hard n' Heavy Inglês, mas também da velocidade e agressividade alemã e do complexo e trabalhado Us Power Metal. 
Formada em 1980 na cidade de Antuérpia como um power trio composto pelo guitarrista/vocalista (e líder) Paul Van Camp, o baixista/vocalista Ivo van “Spooky” Dooren e o baterista Leo "Rockstone" Felsenstein, o Killer começou a ter sua discografia lançada em CD no Brasil, através de um incrível projeto envolvendo os selos Classic Metal Records, Rock Brigade Records e Voice Music. A tríade premete os lançamentos de todos os álbuns até 2021, incluindo o trabalho solo de Van Camp gravado em 1988, em edições especiais com encartes exclusivos, posters e slipcases que juntos formam a capa do primeiro álbum da banda, o ótimo Ready For Hell.
Lançado logo no primeiro ano de atividade do Killer, Ready For Hell (1980) é, provavelmente, o disco de toda essa “escola belga” aqui citada, que mais se assemelha ao que vinha sendo criado e desenvolvido na Gran Bretanha no final da década de 1970. Influenciados pelo Rock N’ Hard característicos do Thin Lizz e, do pesado e sujo Motorhead, os belgas entregaram em sua ótima estreia um álbum que, se gravado e lançado na Inglaterra, certamente se incluiriam entre os destaques da New Wave naquele ano.
Contendo em seus melhores momentos músicas como Killer, Secret Love, I Know, It's Too LateDressed To Kill e a própria faixa título - que inicia o disco -, Ready For Hell é um belo início não apenas para a própria banda de Van Camp, mas para todo o Heavy Metal Belga que escreveu durante a década de 1980 uma sólida trajetória no continente europeu. Os lançamentos desses títulos no Brasil, em edições limitadas e únicas, comparadas a outras já lançadas, são oportunidades realmente imperdíveis de ter parte significativa da história desse nosso estilo preferido em nossas coleções. Imperdível!

Tracklist
01. Ready For Hell
02.  Killer
03. Secret Love
04. I Know
05. Rock And Roll Fan
06. Backshooter
07. Laws Are Made To Break
08. It's Too Late
09. Dressed To Kill
10. Ready For Hell (Live Blast From The Past 2015)

Comentários

Postagens mais visitadas