812. BLACK HAWK - THE INVASION

Formado na Alemanha em 1981, mas sem conseguir espaço no mercado, mesmo com o gigantesco boom de bandas de Metal que surgiram no país durante aquela gloriosa década, o Black Hawk fez, em 1997, uma necessária primeira pausa em sua carreira, anotando no currículo apenas um único registro oficial chamado First Attack, excelente EP com cinco faixas lançado em 1989 e, uma demo tape gravada em 1995.
Reformulado em 2001 e conseguindo finalmente gravar seu debbut album em 2005, a banda teve ali nesse retorno - em relação à formação que gravou o trabalho de 1989 -, apenas as presenças do baterista Gonzo Loss e do guitarrista Norberto Wieczorek, que após a gravação de um segundo registro em 2007, acabaram também saindo do Black Hawk, deixando o grupo com uma configuração completamente diferente do que era em seus primeiros anos, que passou a ser conduzida pelas figuras do vocalista Udo Bethke, o guitarrista Thorsten Bettge e do baixista Michael Wiekenberg.
Lançado em 2008 pela Khartago/Pure Steel Records, o terceiro full lenght da banda recebeu o apropriado nome de The Invasion, e é o primeiro trabalho do Black Hawk sem as presenças de Loss e Wieczorekm, únicos remanescentes da década de 1980 e aqui substituídos aqui em suas funções pelos competentes Niko Schaper e Wolfgang Tewes. Sobre o álbum em si, deve surpreender um pouco quem conhecia a banda apenas pelo EP, quando ela apresentava um hard rock muito mais comercial. A partir de Dragonride (2007), os caras decidem por entregar sua sonoridade totalmente ao Heavy Metal, estilo que estava novamente voltando a ficar em evidência com o surgimento dos primeiros grandes nomes da NWOTHM (Nova Onda do Heavy Metal Tradicional). 
Nas ótimas composições de The Invasion vemos claramente o resultado de uma banda que viveu, de fato, os anos 1980 e a construção do próprio estilo que executam, somada à vitalidade e energia de uma nova geração de músicos que não necessariamente viveram a época, mas a adotaram como estilo de vida. Essa mistura possibilitou nesse álbum, a inclusão de músicas que resgatam muito do ritmo e cadenciamento da New Wave Of British Heavy Metal (o timbre de Udo Bethke, inclusive, me lembra bastante o de Alan Hunter do Tyson Dog) e do hard n' heavy de conterrâneos da Alemanha, que resgatam bem alguns sons clássicos de Accept e Trance,  como também resvalam levemente em uma sonoridade mais enérgica e nervosa, bem mais típica do Power Metal da própria Alemanha. Para entender imediatamente esse ponto, recomendo escutar a sequência Rock And Roll Hell, Flight From Outerspace e First Attack Pt. 2
The Invasion  é o segundo de quatro excelentes discos lançados pelo Black Hawk pela Khartago Records (depois a banda pulou para o selo Pure Underground Records, também parte do grupo Pure Steel) e, além das já citadas músicas, nos presenteia com outras ótimas composições como Fire In The Night, a faixa título, as novas versões de Twilight Zone e Eye Of The Hurricane (originalmente lançadas em 2005), Hellfire, C.B.F.H. e até uma empolgante cover para a manjada (mas sempre bem vinda) Detroit Rock City do Kiss. 

Tracklist
01. The Landing - instrumental
02. Fire In The Night
03. Burning Fever
04. Detroit Rock City (KISS cover)
05. Rock And Roll Hell 04:14
06. Flight From Outerspace - instrumental
07. First Attack Pt. 2
08. The Invasion
09. Twilight Zone (new version)
10. Hellfire
11. C.B.F.H.
12. Eye Of The Hurricane (new version)

Comentários

Postagens mais visitadas