835. SACRILEGE - TURN BACK TRILOBITE

 
A banda britânica Sacrilege (não confundir com a de mesmo nome, e ainda na ativa da NWOBHM), sob liderança da vocalista Lynda Simpson e do guitarrista Damian Thompson, notabilizou-se pela interessante diversidade sonora e criativa desenvolvida e apresentada em seus três álbuns de estúdio, todos gravados na década de 1980, entre os anos de 1985 e 1989. O primeiro deles, Behind The Realms Of Madness (1985), é claramente um disco guiado por influências do Punk britânico misturado à aceleração e selvageria do Thrash Metal, ou Crossover, para quem conhece bandas como Wiplash e English Dogs. O segundo, Within The Prophecy, já apresenta um Thrash Metal mais técnico e trabalhado, apresentando grandes progressões em algumas de suas faixas. Já o terceiro disco, que encerra essa inusitada e heterogênea trilogia e ilustra esse espaço no dia de hoje, Turn Back Trilobite, traz o grupo  mergulhando de cabeça na contemplação e melancolia do tradicional Doom Metal.
Após a gravação de seu segundo full lenght, os inquietos Lynda e Damian decidiram realizar a segunda e maior mudança de sonoridade já apresentado pelo Sortilege, largando totalmente a agressividade do Thrash Metal, presente em sua discografia até então e, partindo para caminhos mais sombrios (que até chegaram a dar as caras timidamente no álbum de 1986) em Turn Back Trilobite, apontando a existência de mais um interessante degrau no processo de evolução da sonoridade dos britânicos, a cada disco gravado. Consequência disso, registrou-se significativas mudanças no line up para as gravações do novo registro com a contratação do baterista Spikey T. Smith para o lugar do veterano Andy Baker e, a chegada do baixista Frank Healy, transformando a banda de volta em quarteto e possibilitando a concentração dos esforços de Damian na criação das letras e linhas de guitarras.
Claramente inspirados por outros grandes nomes do Doom Metal como os europeus Candlemass e Mercy, e nas norte americanas Trouble e Saint Vitus e, obviamente, pela mãe de todas elas, o Black Sabbath, o Sacrilege deve também ser reconhecido por um duplo pioneirismo dentro do Metal, sendo uma das primeiras bandas de Metal a contar com uma mulher nos vocais e, por ser uma das principais precursoras de uma enorme leva de nomes do Doom e Stoner Metal no reino unido, no início dos anos 1990, como Paradise Lost, My Dying Bride e CathedralTendo entre seus maiores momentos canções incríveis como Silent DarkSoul SearchKey To Nirvanaa épica Into The Sea of Tranquility e EquinoxTurn Back Trilobite recebeu uma ótima versão nacional pela Hammerheart Records Brasil, em CD, contendo áudio remasterizado, as letras de todas as músicas em um excelente encarte e, diversas faixas bônus retiradas de demos gravadas na época.
Recomendamos!

Tracklist
1. Father Time (Beneath the Gaze)
2. Silent Dark
3. Soul Search
4. Awaken (Suryanamaskar)
5. Key To Nirvana
6. Into The Sea of Tranquility (Parts I, II, III)
7. Equinox

Comentários

Postagens mais visitadas