869. GHOST - IMPERA

2022 apresentou a culminância de mais um ciclo criativo da banda sueca de Rock/Metal Ghost. Com o simbolismo de uma nova estética visual através da nomeação de um novo Papa, mais uma vez interpretado pelo talentoso vocalista e compositor Tobias Forge e, o lançamento de um novo álbum de estúdio, o quinto da carreira do grupo, conceitualmente grandioso e imponente - sempre necessário para a composição de sua a estética "pop satanista"-, que dessa vez recebe o nome de Impera.
Ainda misturando em sua sonoridade temáticas do Occult Rock com elementos claramente inspirados em bandas clássicas de Metal que vão de Black Sabbath a Mercyful Fate e do Rock/Pop que vão de Blue Oyster Cult a seus conterrâneos do ABBA, o Ghost continua agradando seus fãs em proporções muito semelhantes as que mantém de irritação de seus sempre incomodados detratores. Teatral e pomposo em essência, e mantendo de forma muito competente o equilíbrio entre o uso de bons riffs e o peso que ainda mantém um pé da banda próximo ao Heavy Metal, aos brilhantes e empolgantes refrões pops e fantásticas baladas de louvor à uma Nova Ordem obscura e satânica comandada por sombrios e carismáticos Papas (sendo o da vez o Papa Emeritus IV), Tobias mantém o sarrafo bastante alto com esse quinto full lenght.  
Não mais acompanhado de uma banda "fantasma", os Nameles Ghouls como eram chamados os músicos que acompanhavam o vocalista até Meliora (2015), temos na gravação de Impera as participações do talentoso guitarrista Fredrik Åkesson (Opeth), o tecladista Martin Hederos e o baterista Ricard Nettermalm. Mudanças que, no fundo, não trazem trazem diferenças ou mudanças no som da banda e nas composições desse álbum já que, claramente, todo o processo criativo do Ghost continua partindo da cabeça de Tobias Forge. O resultado? Ótima canções como Kaisarion, Call Me Litle Sunshines, Hunter's Moon e algumas maravilhosas e que podem até ser apontadas entre as melhores já apresentadas pela banda como Twenties e Darkness At The Heart Of My Love
Impera é mais um deleite para quem já curte o som dos suecos.

Tracklist
01. Imperium - instrumental
02. Kaisarion
03. Spillways
04. Call Me Little Sunshines
05. Hunter's Moon
06. Watcher In The Sky
07. Dominion - instrumental
08. Twenties
09. Darkness At The Heart Of My Love
10. Griftwood
11. Bite Of Passage - instrumental
12. Respite On The Spitalfields

Comentários

Postagens mais visitadas