881. GRAVY TRAIN - STAIRCASE TO THE DAY


A impactante e chamativa capa de uma espécie de demônio alado azul em um ambiente alienígena, de autoria do brilhante artista plástico Roger Dean (Uriah Heep, Yes, Asia), ilustra a capa de Staircase To The Day, quarto e último álbum de estúdio da banda britânica de Hard/Prog Rock Gravy Train. Disco que, chega ao Brasil no formato CD, através de mais uma importante iniciativa de resgate fonográfico da Hellion Records, selo que mais que vem investindo no lançamentos de bons e obscuros discos gravados nos anos 1970 e que, ainda eram inéditos em nosso mercado.
Lançado em 1974, Staircase To The Day representou uma derradeira tentativa do grupo inglês liderado pelo vocalista/guitarrista Norman Barratt em finalmente alcançar sucesso comercial, depois de três outros discos lançados, onde esses objetivos não foram alcançados. Decidiu-se então por uma guinada na carreira, iniciada com a mudança de estúdio de gravação já no ano anterior (do grande Vertigo para a Down Records); a troca do produtor Jonathan Peel por Vic Smith, após três trabalhos liderados pelo primeiro e crescente insatisfação dos grupos com seu trabalho; sensíveis alterações na própria sonoridade, através de um abraço em um rock com características mais progressivas (e comerciais), conduzido por uma nova formação, pela primeira vez como quinteto, contando com Barratt e George Lynon nas guitarras, o tecladista J. D. Hughes, o baixista Lester Williams e o baterista Russell Cordwell. 
Musicalmente, sendo esse o fator mais destacável de mudança, além de apresentar mais recursos com a adição de mais uma guitarra, o Gravy Train aproximou seu som do que faziam outros gigantes britânicos de muito sucesso, naquele mesmo período, como o Uriah Heep, Deep Purple e Pink Floyd. Então, se você ainda não conhecia esse material, é fã de Classic Rock inglês ou pelo menos curte as referências aqui citadas, provavelmente gostará bastante de Staircase To The Day, principalmente após mergulhar em algumas de suas grandes composições, como: Starbright Starlight, a linda balada Bring My Life On Back To Me, as "heepianas" Never Wanted You e Busted In Schenectady e, as emocionantes faixa título Evening Of My Life. A versão da Hellion, além do áudio remasterizado e da apresentação física do material acompanhada de slipcase e miniposter com a arte da capa, conta ainda com duas faixas bônus, retiradas de um single lançado pelos caras em 1975, sendo elas a ótima Climb Aboard The Gravy Train e a grooveada Sanctuary.

Tracklist
01. Starbright Starlight
02. Bring My Life On Back To Me
03. Never Wanted You
04. Staircase To The Day
05. Going For A Quick One
06. The Last Day
07. Evening Of My Life
08. Busted In Schenectady
Bonus Tracks
09. Climb Aboard The Gravy Train
10. Sanctuary

Comentários

Postagens mais visitadas