937. OZ - FIRE IN THE BRAIN

Ao se enfurnar dentro dos múltiplos universos que existiam no gênero Heavy Metal dentro dos anos 1980, principalmente naqueles meios mais periféricos e undergrounds, onde bandas surgiam e acabavam sem deixar registros ou gravando discos que praticamente restringiram seu alcance aos anos mais próximos ao seus respectivos lançamentos, nos deparamos com uma série (absurda em quantidade e obscuridade) de bandas que, por muito tempo, só era possível conhecê-las e escutá-las a partir de arquivos compartilhados por MP# em páginas na internet e, um pouco mais recentemente, upados no You Tube, muitas vezes em baixas qualidades, ripados diretamente dos vinis ou fitas cassetes da época, sem muitas informações a respeito do disco e até da própria banda, além das mais básicas.
Apesar de Fire In The Brain (1983), segundo disco da banda de Heavy/Speed Metal finlandesa, Oz, não estar totalmente enquadrado nesse patamar - o mesmo, além de lançado na época, em vinil em cassete, chegou a receber edições pontuais e limitadas no formato digital -, conseguir uma cópia original do mesmo (em qualquer formato) era uma missão deveras complicada, em uma proporção semelhante ao desejo de ter o material na coleção, pois o disco era até encontrado com uma certa frequência, mas geralmente em bootlegs russos até que bem feitos, diga-se de passagem, mas mesmo assim não deixando de ser pirataria.
Então, no ano que Fire In The Brain completa seus quarenta anos de gravação e lançamento, esse petardo recebe uma novíssima e caprichada edição, em CD que, para imensa alegria dos colecionadores brasileiros, foi gestada justamente no nosso mercado, em mais um trabalho sensacional de curadoria da Hellion Records Brazil (que já anunciou o lançamento de outros três discos dos caras). Mas o que tornou esse álbum tão ovacionado e procurado pelos colecionadores e apreciadores de Heavy Metal dos anos 1980? Para ter essa resposta, é obrigatório o aprofundamento nas criações do quinteto finlandês, formado naquele momento pelo vocalista Ape De Martini, os guitarristas Speedy Foxx e Spooky Wolff, o baixista Jay C. Blade e o baterista Mark Ruffneck.
Fire In The Brain é um ótimo disco de heavy metal tradicional, inspirado pelo que acontecia e se espalhava na NWOBHM e exalando pinceladas daquele delicioso misto entre cadenciamento e nervosismo "rockeiro". Influências claras e firmes do movimento britânico, sempre deixando em evidência o peso extraído de riffs que, vez ou outra tornam-se mais acelerados e acompanhados de linhas de vocais firmes e não tão convencionais. Contribuição firme naquele período, para a gestação do speed metal europeu, impulsionado por produção limitada e suja (também muito típica da falta de recursos que muitas gravadoras e bandas tinham na época). Perfeitinho com suas oito faixas e seus vinte e sete minutos de duração, traz entre seus maiores destaques as faixas Search Lights, Gambler, Stop Believin'Free Me, Leave Me e Black Candles
Originalmente lançado pela Combat Records, a versão nacional aqui editada pela Hellion, foi licenciada pa partir do selo sueco Black Mark Productions, que havia lançado esse material na Europa, nesse mesmo formato e em dois momentos temporalmente diferentes, nos anos de 1996 e 2006. Agora, é agradecer a curadoria do selo nacional por ter incluído o Oz ao seu catálogo e dirigir-se a seu vendedor, ou loja de confiança, para a compra desse excelente material. Recomendamos!

Tracklist
01. Search Lights
02. Fortune
03. Megalomaniac
04. Black Candles
05. Gambler
06. Stop Believin'
07. Free Me, Leave Me
08. Fire In The Brain

Comentários

Postagens mais visitadas