1088. KEN HENSLEY - PROUD WORDS ON A DUSTY SHELF
Após os lançamentos dos clássicos Demons And Wizards e The Magician's Birthday, com o Uriah Heep, em 1972, o vocalista/tecladista - e principal compositor do grupo britânico naquele momento -, Ken Hensley, dentro de um contexto pessoal de explosão criativa, envolveu-se na composição, gravação e lançamento de dois álbuns, de forma praticamente simultânea já no ano seguinte, 1973. Se com o Heep o músico entregava Sweet Freedom, bom sexto álbum de estúdio de sua banda (que apesar de trazer grandes sucessos, não chega ao brilho de seus antecessores mais famosos), além do primeiro disco ao vivo do grupo, em paralelo, Hensley voltou ao estúdio para concluir uma série de gravações que haviam sido realizadas entre os finais de 1971 e 1972 e que, resultaram no primeiro álbum de sua carreira solo, o excelente Proud Words On a Dusty Shelf.
Responsável pelas gravações de todos os teclados e instrumentos de seis cordas Ken teve, em estúdio, as companhias de dois de seus companheiros de Uriah Heep naquele momento, além do produtor Gerry Brown (dono da Bronze Records e parceiro histórico dos ingleses nas produções de seus discos) o excelente baterista Lee Kerslake e o formidável Gary Thain no baixo, com gravações complementares de Dave Paul. Ou seja, sua carreira solo era praticamente uma variação de sua banda principal, sem os companheiros que participavam um pouco mais das decisões criativas, no caso, David Byron e Mick Box.
Não por acaso, Proud Words On a Dusty Shelf, soa exatamente como um disco do Uriah Heep poderia ser, caso fosse única e completamente retirado da cabeça de Ken Hensley. Muito mais próximo de Demons And Wizards, do que do que viria após o lançamento de Sweet Freedom, o álbum é um maravilhoso compilado de composições que misturam muito bem estilos já muito bem explorados pelo tecladista, como o Hard Rock, o Blues, o Folk Rock e o Rock Progressivo.
Tendo entre seus grandes momentos, músicas incríveis como Whe Evening Comes, From Time To Time, Rain (a mesma do Heep), Fortune, Go Down e Cold Autumn Sunday, esse material recebeu, pela primeira vez aqui no Brasil, lançamento no formato CD, em uma trinca que também envolveu os dois títulos seguintes da carreira solo do saudoso músico. Fruto de mais uma parceria entre os selos Voice Music, Rock Brigade Records e Classic Metal - que tem trazido outros grandes títulos do Rock e Metal ao nosso mercado -, Proud Words On A Dusty Shelf chegou aqui em uma bela versão remasterizada, com encarte caprichado contendo pequeno texto biográfico escrito por Mark Brennan e todas as letras das músicas. O detalhe negativo dessa versão, fica em torno das faixas bônus que, apesar de serem apenas versões de músicas já apresentadas no disco, apesentam defeitos em suas reproduções que incomodam.
Tracklist
01. When Evening Comes
02. From Time To Time
03. King Without A Throne
04. Rain
05. Proud Words
06. Fortune
07. Black Hearted Lady
08. Go Down
09. Cold Autumn Sunday
10. The Last Time
03. King Without A Throne
04. Rain
05. Proud Words
06. Fortune
07. Black Hearted Lady
08. Go Down
09. Cold Autumn Sunday
10. The Last Time
Bonus Tracks
11. From Time To Time (Single Version)
12. From Time To Time (Mono Single Version)
13. When Evening Comes (Single Version)
Comentários