19. SKYCLAD - JONAH'S ARK

O principal papel da seguinte resenha é o de fazer a divulgação de uma ótima banda que, infelizmente, poucos conhecem e que até hoje é subestimada por muitos dos apreciadores de música pesada. Apesar de o Folk Metal estar muito em evidência no momento, principalmente em suas tendências mais ligadas ao Doom e ao Black Metal, existiam e existem bandas que fogem mais dessas atuais tendências e misturam características básicas do Folk Rock com o peso e a agressividade do Metal . A mistura perfeita entre o peso das guitarras e a delicadeza do violino, somada a voz sensacional do genial Martin Walkyer tornam o Skyclad, para mim, a melhor banda já surgida dentro do estilo.
Jonah’s Ark (1993) é o terceiro trabalho de estúdio da banda e segue uma linha mais cadenciada em suas faixas do que os dois primeiros discos do grupo, o que, de certa forma, apontou o direcionamento musical que a banda seguiu em vários outros momentos de sua carreira. As músicas mais trabalhadas e, principalmente pelo maior uso de violinos, misturada com a agressividade das guitarras e, principalmente da voz de Walkyer, criaram a principal identidade da banda.
Skyclad é um daqueles grupos que merece muito ser descoberto por quem nunca escutou ou receber uma nova chance de quem conheceu na época em que a banda estava em atividade com essa formação, mas não gostou ou não deu atenção ao som que eles produziam. Recomendo a audição do disco completo, que é sensacional, mas aponto principalmente cinco faixas desse trabalho que explicitam a grande variedade e diversidade presente na musicalidade desse excelente sexteto formado aqui por Steve Ramsey e Dave Pugh (guitarras), Graeme English (baixo), Fritha Jenkins (violino) e Keith Baxter (bateria). Portanto, escute tudo, mas dê uma atenção diferenciada às musicas Cry Of The Land, Earth Mother, The Sun And The Furious Host, The Whickedest Man In The World, A World To The Wise e It Wasn't Meant To End This Way. E aceite a possibilidade de se tornar mais um grande admirador do trabalho desses geniais britânicos.
Com excessão do primeiro álbum, recém-lançado no Brasil, é um pouco complicado, e aparentemente bem dispendioso, conseguir adquirir outros trabalhos da banda, mesmo que importando. Minha edição (adquirida apenas recentemente com outros discos da banda em uma sorte monstruosa) de Jonah’s Ark é importada (contendo as letras das músicas no encarte), lançada pela Noise Records da Alemanha em 1993.

Tracklist
01. Thinking Allowed?
02. Cry Of The Land
03. Schadenfreude
04. A Near Life Experience
05. The Wickedest Man In The World
06. Earth Mother, The Sun And The Furious Host
07. The Ilk Of Human Blindness
08. Tunnel Visionaries
09. A Word To The Wise
10. Bewilderbeast
11. It Wasn't Meant To End This Way

Comentários

Parabéns pela resenha grande Vladimir! Um disco indispensável mesmo ao lado do grande THE AWNSER MACHINE e do FOLKEMON (álbum que a cada vez que escuto fico mais fã ainda!).
Sonorizando disse…
Pô Maumas, valeu demais pelo comentário e ainda bem que você gostou da resenha. É muito gratificante receber um elogio desses vindo de outra fã da banda. Espero que você continue acompanhando o blog, tem muita coisa boa por vir. =D

Postagens mais visitadas