22. CANDLEMASS - PSALMS FOR THE DEAD

A alegria gerada por estar escutando mais um ótimo álbum do Candlemass, infelizmente, veio dessa vez antecedida da notícia do encerramento das atividades da banda.
Fundada e liderada pelo baixista Leif Edling, a formação do álbum (que não é a mesma atual, já que o vocalista deixou a banda) conta com Mats Mappe Björkman e Lars Johansson nas guitarras, Leif Edling no baixo, Jan Lindh na bateria e Robert Lowe nos vocais.
A adição de Lowe a banda em 2007 deu uma nova cara ao grupo que havia perdido novamente seu principal vocalista Messiah Marcolin que tinha voltado à banda em 2004 para uma reunião com a formação clássica, fazendo shows e até gravando um ótimo álbum de estúdio. Depois de um tempo e de vários testes, Lowe foi finalmente convidado para entrar na banda e trouxe características vocais bem distintas ao Candlemass, o que, de certa forma, ajudou a banda a remoldar um pouco seu doom característico aproximando-o mais do metal tradicional, mas sem deixar de lado as suas principais características, o peso, os riffs absurdos de Lars Johansson alternando entre passagens mais cadenciadas e arrastadas e outras super velozes e agressivas.
Como destaques do álbum, posso citar rapidamente algumas ótimas músicas como Prophet com seus riffs monstruosos; The Sound Of Dying Demons, The Lights Of Thebe e seu ultra macabro instrumental com a adição de instrumentos de tecla, Psalms For The Dead e, a faixa título. Enfim, Psalms For The Dead (2012) não possui músicas fracas, muito longe disso, e apesar de não estar no nível das maiores obras da banda é um álbum que certamente agradará muito todos os seus fãs e aumentar a torcida para que desistam de encerrar suas atividades e continuar a nos presentear com trabalhos como esse.

Tracklist
01. Prophet
02. The Sound Of Dying Demons
03. Dancing In The Temple (Of the Mad Queen Bee)
04. Waterwitch
05. The Lights Of Thebe
06. Psalms For The Dead
07. The Killing Of The Sun
08. Siren Song
09. Black As Time

Comentários

Postagens mais visitadas