28. GAMMA RAY – HEADING FOR TOMORROW (ULTIMATE COLLECTION - REMASTERED)
Kai Hansen sempre foi para mim, a essência do Helloween, seja em sua fase mais pesada nos primórdios, onde apresentava um speed/heavy melódico com composições alucinantes e um vocal ultra agressivo (do próprio Hansen) até a criação de uma nova vertente dentro do Heavy Metal (o Metal Melódico), com a adesão à banda e a adequação sonora ao soberbo vocalista Michael Kiske e o lançamento da Obra Prima em duas partes, entitulada “Keeper Of The Seven Keys”.
Após os “Keepers”, Hansen rompeu com a banda que ajudou a fundar e a formatar o estilo e decide iniciar uma nova, passando a ter controle absoluto sobre as linhas musicais, estilo, composições e escolha dos músicos, surgia então o Gamma Ray, uma das minhas bandas preferidas e a prova cabal de que pelo menos 80% da qualidade do Helloween em seus primeiros anos de carreira eram responsabilidade do Senhor Kai Hansen.
“Heading For Tomorrow” foi o primeiro álbum de sua nova empreitada, e é impressionante como esse é um trabalho que se encaixaria muito melhor na discografia do Helloween pós “Keepers” do que o próprio sucessor feito pela banda e já aqui comentado, “Pink Bubbles Go Ape”.
Da ótima formação inicial do Gamma Ray, o destaque absoluto, além do primoroso trabalho de guitarras, composição de músicas e letras, vai para o vocalista Ralph Scheepers. Músico muito acima da média, com vocais bem mais alinhados com o Heavy Metal tradicional (bem próximos aos vocais do Metal God Rob Halford) que se encaixava perfeitamente com a proposta do líder da banda, que era de alternar composições ou passagens de músicas mais agressivas com outras mais melódicas, e como no caso desse álbum até mesmo influências de Hard Rock como na música “Freetime” e passagens mais progressivas, como em “The Silence” e na faixa título.
Não tem como não perceber a forte semelhança entre o álbum de estréia do Gamma e os últimos trabalhos de Hansen no Helloween. E essa semelhança mostra o quão importante era o músico para o processo criativo de sua antiga banda e como ele conseguiu aqui juntar as características mais melódicas e divertidas com as mais agressivas presentes em “Walls Of Jericho”.
Minha edição do álbum faz parte da “Ultimate Collection”, box lançado pela banda contendo toda sua discografia até o álbum “Powerplant”. Essa edição tem apresentação em digipak, mas mantendo o encarte das antigas versões simples (o grande pecado do produto). Como destaque, esse realmente importante, temos a inclusão de várias faixas bônus em cada um dos discos, a maioria das músicas realmente inéditas (e todas ótimas), e encontradas apenas em eps ou em versões diferentes do álbum. Infelizmente não sei se ainda são vendidas.
Após os “Keepers”, Hansen rompeu com a banda que ajudou a fundar e a formatar o estilo e decide iniciar uma nova, passando a ter controle absoluto sobre as linhas musicais, estilo, composições e escolha dos músicos, surgia então o Gamma Ray, uma das minhas bandas preferidas e a prova cabal de que pelo menos 80% da qualidade do Helloween em seus primeiros anos de carreira eram responsabilidade do Senhor Kai Hansen.
“Heading For Tomorrow” foi o primeiro álbum de sua nova empreitada, e é impressionante como esse é um trabalho que se encaixaria muito melhor na discografia do Helloween pós “Keepers” do que o próprio sucessor feito pela banda e já aqui comentado, “Pink Bubbles Go Ape”.
Da ótima formação inicial do Gamma Ray, o destaque absoluto, além do primoroso trabalho de guitarras, composição de músicas e letras, vai para o vocalista Ralph Scheepers. Músico muito acima da média, com vocais bem mais alinhados com o Heavy Metal tradicional (bem próximos aos vocais do Metal God Rob Halford) que se encaixava perfeitamente com a proposta do líder da banda, que era de alternar composições ou passagens de músicas mais agressivas com outras mais melódicas, e como no caso desse álbum até mesmo influências de Hard Rock como na música “Freetime” e passagens mais progressivas, como em “The Silence” e na faixa título.
Não tem como não perceber a forte semelhança entre o álbum de estréia do Gamma e os últimos trabalhos de Hansen no Helloween. E essa semelhança mostra o quão importante era o músico para o processo criativo de sua antiga banda e como ele conseguiu aqui juntar as características mais melódicas e divertidas com as mais agressivas presentes em “Walls Of Jericho”.
Minha edição do álbum faz parte da “Ultimate Collection”, box lançado pela banda contendo toda sua discografia até o álbum “Powerplant”. Essa edição tem apresentação em digipak, mas mantendo o encarte das antigas versões simples (o grande pecado do produto). Como destaque, esse realmente importante, temos a inclusão de várias faixas bônus em cada um dos discos, a maioria das músicas realmente inéditas (e todas ótimas), e encontradas apenas em eps ou em versões diferentes do álbum. Infelizmente não sei se ainda são vendidas.
Tracklist
01. Welcome
02. Lust For Life
03. Heaven Can Wait
04. Space Eater
05. Money
06. The Silence
07. Hold Your Ground
08. Freetime
09. Heading For Tomorrow
10. Look At Yourself (Cover Uriah Heep)
Bônus 1: Mr. Outlaw
Bônus 2: Lonesome Stranger
Bônus 3: Sail On
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