44. DEEP PURPLE - IN ROCK

Led Zeppelin, Uriah Heep e Deep Purple, em minha opinião, formam a santíssima trindade do Hard Rock britânico na década de 1970 e dentre essa fabulosa trinca, nenhuma é tão pesada e tão próxima do Heavy Metal quanto a última citada. “In Rock” de 1970 é o quarto disco do grupo e o primeiro da, para mim, melhor formação do Purple até os dias de hoje. Ritchie Blackmore, Ian Pace, Jon Lord e os novatos Roger Glover e Ian Gillan começam uma fase espetacular no Purple (MK II) que, de certa forma, se estendeu por toda a década de 70 e foi ainda além do tempo em que o vocalista esteve na banda, nessa sua primeira passagem.
Focando a fala nesse trabalho (não o comparando com nada feito antes), chama de imediato à atenção as maravilhosas composições contidas nele e o fenomenal entrosamento entre os músicos. Paice e Glover arrasam na cozinha e são responsáveis por passagens de abrir um enorme sorriso em qualquer um, mas não tanto quanto Blackmore (focarei mais nesse “alienígena” no próximo trabalho dele que resenhar) e Lord em seus duelos Guitarra/Hammond que em muitos momentos se alternam como duas guitarras em bandas de Heavy Metal, impressionante! Além disso, não há como não destacar o sobrenatural desempenho do monstro chamado Ian Gillan. Não precisa nem apontar um momento específico do álbum (Ah tá, tem “Child in Time”, não precisa lembrar) já que seu espetáculo é garantido por todo o disco. Enfim, “In Rock” é composto de 8 músicas sensacionais que, além de conter um show de feeling e virtuose por parte de todos os músicos, mostram a enorme versatilidade do grupo que através das composições passeiam em vários estilos, indo do Rock Clássico, passando pelo Blues, Hard Rock e além. Não à toa a construção do Heavy Metal como estilo também ter tido uma boa contribuição por parte desses caras.
Minha edição do álbum é de 1995, comemorativa aos 25 anos lançamento do álbum. Além da remasterização e de um encarte bem legal contando toda a história do álbum (mas incrivelmente sem as letras das músicas), a edição contém vários extras, alguns desinteressantes para não fãs do Purple como pequenas passagens e takes em estúdio e outras bem interessantes para qualquer apreciador, com músicas inéditas e versões de faixas do álbum diferenciadas. Essa versão ainda é facilmente encontrada e possui um excelente preço em lojas gringas. Vale muito o investimento.

Tracklist
01. Speed King
02. Bloodsucker
03. Child In Time
04. Flight Of The Rat
05. Into The Fire
06. Living Wreck
07. Hard Lovin’ Man
08. Black Night (original single version)
Bonus tracks
09. studio chat
10. Speed King (piano version)
11. studio chat
12. Cry Free (Roger Glover remix)
13. studio chat
14. Jaw Stew (Unreleased Instrumental)
15. studio chat
16. Flight Of The Rat (Roger Glover remix)
17. studio chat
18. Speed King (Roger Glover remix)
19. studio chat
20. Black Night (Unedited Roger Glover remix)

Comentários

Postagens mais visitadas