50. NEVERMORE – ENEMIES OF REALITY

Depois de lançar sua obra prima, “Dead Heart In A Dead World”, a banda do fantástico vocalista Warrel Dane e seu ex-companheiro de Sanctuary, o baixista Jim Sheppard, além do monstro das guitarras Jeff Loomis, surpreende ao lançar seu quinto trabalho de estúdio. Enemies Of Reality é um álbum que segue uma linha completamente diferente de seu antecessor, se afastando das linhas mais melódicas e pesadas do mesmo e voltando um pouco ao som que praticavam no início, mas com uma sonoridade ainda mais veloz e agressiva, somada a uma demonstração de técnica impressionante através de composições muito complexas e intrincadas e, aparentemente, difíceis de executar.
Faixas magníficas e de um nervosismo impar como “Enemies Of Reality”, “Never Purify” e “I, Voyager”, se misturam a outras como “Tomorrow Into Yesterday”, “Who Decides” e “Noumenon” (composições mais na linha do álbum anterior) e dão a tônica de toda a complexidade e magnitude de mais um soberbo álbum dessa banda norte americana de estilo indefinido.
Enemies Of Reality é claramente o álbum mais experimental do Nevermore em toda sua carreira e sofreu muito com seu processo de mixagem, que foi extremamente criticado, o que fez a banda realizar sua re-masterização um ano depois de lançado com o produtor Andy Sneap, que já havia trabalhado anteriormente com o Nevermore, mas não havia sido o responsável pela produção desse disco.
Minha edição é a que contém os citados “problemas” de mixagem, distribuída pela Century Media no Brasil em 2003. E sinceramente, não pretendo trocar pela sua versão remasterizada já que gosto dele exatamente dessa forma.

Tracklist
01. Enemies Of Reality
02. Ambivalent
03. Never Purify
04. Tomorrow Tune Into Yesterday
05. I, Voyager
06. Create The Infinite
07. Who Decides
08. Noumenon
09. Seed Awakening

Comentários

Lucas Viana disse…
Um disco extremamente subestimado. Um dos meus favoritos. Quer dizer, todos são meus favoritos hahahaha

Postagens mais visitadas