66. SAVATAGE - POETS AND MADMAN

“Poets And Madmen” é o décimo primeiro trabalho de estúdio dos americanos do Savatage, e mais um dos vários trabalhos conceituais escritos por Jon Oliva (vocalista, tecladista, compositor, dono etc) e seu grande parceiro e produtor Paul O’Neill. Conta à história de três amigos adolescentes que invadem um casarão abandonado que teria sido um manicômio no passado. Lá encontram um louco habitando o lugar e daí a história se desenrola.
Esse é, para mim, um trabalho extremamente marcante do grupo de John Oliva, pois além de encerrar com chave de ouro (pelo menos até o momento) a carreira de uma das maiores bandas de Heavy Metal dos Estados Unidos, o Savatage, ainda é o melhor trabalho dos caras desde o clássico “Edge Of Thornes”, ou seja, o melhor álbum gravado por Jon Oliva com a banda desde a trágica morte de seu irmão Chris, em 1993.
É certo que, além das ótimas composições presentes nesse trabalho, deve ser apontado como grande destaque e responsável pela qualidade do trabalho o retorno de Jon ao microfone depois de anos afastado. Apesar de em outros momentos ele já demonstrar uma vontade de voltar a dominar seu posto inicial na banda a partir de duetos com Zak Stevens em músicas de outros álbuns e participações em shows cantando faixas do seu período como vocalista. Além de John nos vocais, nesse momento o grupo contava com o guitarrista Chris Caffery em um momento inspiradíssimo, inclusive participando ativamente do processo de composição do álbum. Completavam a banda o baixista Johnny Lee Middleton e o baterista Jeff Plate.
Tudo que o Savatage fez de melhor musicalmente, em sua grande carreira, estão explicitamente aqui presentes, desde o peso e riffs sensacionais de guitarras e sons de teclado alucinantes, presentes em músicas como “Stay With Me Awhile”, “Commissar”, “The Rumor”, “Surrender” e “Awaken”; passando por faixas mais clássicas e épicas como “Morphine Child” e até uma espetacular balada (uma das muitas especialidades do senhor Oliva), como “Got To Back To A Reason”.
A versão que possuo foi distribuída aqui pela Rock Brigade Records/Laser Company Records e conta com duas faixas bônus. “Shotgun Innocense” música aparentemente gravada nas sessões do clássico “Edge Of Thornes” e lançada exclusivamente na versão japonesa daquele disco, tem como maior destaque ser possivelmente uma das últimas contribuições de Chris Oliva a banda antes de seu falecimento. Após esse momento saudosista, “Poets and Madmen” é encerrado, então, com uma emocionante e diferente versão para a fantástica “Jesus Saves”, de outro álbum clássico da banda, “Streets”.

Tracklist
01. Stay With Me Awhile
02. There In The Silence
03. Commissar
04. I Seek Power
05. Drive
06. Morphine Child
07. The Rumor
08. Man In The Mirror
09. Surrender
10. Awaken
11. Got To Back To A Reason
12. Shotgun Innnocense (bônus track)
13. Jesus Saves (bônus track)

Letras Traduzidas no Whiplash

Mais Savatage no Sonorizando:
Sirens (1983)


Comentários

Postagens mais visitadas