78. THERION – LEPACA KLIFFOTH

Em outro momento, aqui mesmo no Sonorizando, já citei o quão admiro o músico sueco Christopher Johnson e seu genial trabalho com a banda Therion, uma das minhas preferidas em todos os tempos. Portanto, deixarei de lado a habitual “rasgação” de seda e partirei para o que realmente interessa, o quarto álbum do grupo, “Lepaca Kliffoth”, de 1995, pois é nessa obra que os suecos deram um de seus maiores passos em direção ao estilo que os consagraram e que predomina na sonoridade da banda.
A formação que gravou esse espetáculo musical, contava com Johnson nas Guitarras, vocais e teclados, Piotr Wawrzeniuk na Bateria e Fredrik Isaksson no Baixo, contava também com a participação de cantores eruditos, contratados para as passagens mais líricas na maioria das vezes utilizadas em duetos com os vocais mais agressivos de Johnson. Essas passagens, que podem ser vistas em faixas como “The Beauty in Black” e “Evocation Of Vovin” foram se tornando cada vez mais comuns para o som do Therion até se transformarem, posteriormente, em uma de suas maiores características.
Como falado no início da resenha, a banda, nesse seu quarto trabalho de estúdio, seguia apresentando uma forte mudança e distanciamento sonoro em relação aos seus primórdios. Seus três primeiros álbuns, que apesar de gradativamente já virem apresentando elementos mais cadenciados e próximos ao Heavy Metal, eram muito mais caracterizados pela agressividade e peso do Death Metal, com os vocais ora guturais, ora rasgados de C.J., seguidos pela velocidade e brutalidade característica desse estilo. Nesse álbum de 1995, além de vermos um instrumental muito mais limpo e melódico, com muita utilização de teclados, as linhas vocais de Christopher apresentam uma forma um pouco mais limpa, mas mantendo forte agressividade em diversos momentos facilmente observados em músicas espetaculares como “The Wings Of The Hydra”, “Riders Of Theli”, “Let The New Day Begin” e a faixa título.
As temáticas das letras e musicalidade apresentadas pelo Therion continuam fortes, com grande ligação a música árabe e ao metal sinfônico e gótico. Além disso, a banda mostrava cada vez mais a sua ligação com misticismo e ocultismo, temas que se tornaram predominantes em suas composições, principalmente após 1996. Minha versão do álbum é importada da Alemanha, pela Nuclear Blast, e contém encarte com as letras das músicas e duas excelentes faixas bônus.

Tracklist
01. The Wings Of The Hydra
02. Melez
03. Arrival Of The Darkest Queen
04. The Beauty In Black
05. Riders Of Theli
06. Black
07. Darkness Eve
08. Sorrows Of The Moon (cover do Celtic Frost)
09. Let The New Day Begin
10. Lepaca Kliffoth
11. Evocation Of Vovin
Bonus Tracks
12. Enter The Voids *
13. The Veil Of Golden Spheres **
* originally released on the LP-version of Lepaca Kliffoth
** originally released on Beauty In Black MCD


Mais Therion no Sonorizando:
Deggial (2000)
Álbum Completo
Video de The Beauty in Black

Video de The Wings Of The Hydra e Melez (ao vivo)

Comentários

Postagens mais visitadas