82. METALLICA – KILL ‘EM ALL

No ano de 1983, o Metallica, banda californiana de Speed/Thrash Metal que naquele momento contava em sua formação com James Hetfield (Guitarra e Voz), Kirk Hammet (Guitarra), Lars Ulrich (bateria) e Cliff Burton (baixo), lançava o fantástico álbum “Kill ‘Em All” e criava um novo capítulo na história da música pesada. Criada em Los Angeles a partir de um desejo de Ulrich e Hetfield em ter uma banda própria inspirada na NWOBHM, mas logo se mudando (com Dave Mustaine na guitarra solo) para San Francisco devido a entrada de Burton,  conhecida como “Bay Area” ao lado de outros grupos como Anthrax, Slayer e Megadeth (incrivelmente, com exceção da banda de Mustaine, que foi formada em 1983 após sua expulsão do Metallica), todas foram fundadas no ano de 1981), a banda de Hetfield e Ulrich foi certamente dessas a que atingiu maior sucesso comercial. Com uma carreira que foi sendo construída a base de muita visão de Lars e qualidade tecnica dos demais membros dessa formação, e permeada de excelentes álbuns, pelo menos até o começo da década de 1990, e com uma legião de fãs invejável o Metallica é, certamente, uma das cinco maiores do planeta, lotando estádios e arenas por onde passa.
Voltando para esse seu primeiro trabalho encontramos aqui um apanhado absurdo de clássicos do Thrash Metal, são tantas músicas espetaculares que esse disco mais parece uma coletânea de melhores do estilo do que um lançamento regular. Um disco que pode ser considerado um dos maiores, senão o maior responsável pela criação do próprio Thrash Metal enquanto estilo. Riffs cabulosos, cavalgadas de trincar os dentes em velocidades colossais e de destruir pescoços, solos magistrais e uma cozinha (bateria e baixo) que só não é perfeita pelas conhecidas deficiências técnicas de Ulrich, transformaram essa obra prima em um dos maiores clássicos do Metal em todos os tempos.
Duvido que seja possível escutar músicas como Hit The Lights, The Four Horsemen, Motorbreath….Opa, não falei que era um álbum absolutamente fora de série? Exatamente por isso, é impossível destacar algo sem ser injusto, a genialidade aqui impera e é bastante homogênea já que o disco em nenhum momento, nem mesmo no solo de baixo, Anesthesia (um espetáculo a parte do saudoso Cliff Burton, com uma pequena participação de Ulrich), deixa diminuir a qualidade sequer um pouco. Se você quer entender o que é esse estilo (Thrash/Speed Metal) e porque essa banda é tão reverenciada e serve de influência para muitas outras ainda hoje, escute Kill ‘Em All agora mesmo e prepare a pomada para o pescoço, pois vai precisar!!!
Apesar de toda a comoção, e até fanatismo, em relação à Master Of Puppets, e mesmo achando-o espetacular, ainda acho esse o melhor trabalho do Metallica, por toda sua atômica energia e pioneirismo.

Tracklist
01. Hit The Lights
02. The Four Horsemen
03. Motorbreath
04. Jump In The Fire
05. (Anesthesia)-Pulling Teeth (Instrumental)
06. Whiplash
07. Phantom Lord
08. No Remorse
09. Seek & Destroy
10. Metal Militia

Comentários

Postagens mais visitadas