81. ICED EARTH – NIGHT OF THE STORMRIDER (REMASTER)

Night Of The Stormrider, de 1992 é o segundo álbum do Iced Earth. Trata-se do primeiro disco conceitual do grupo e conta a história de um cavaleiro que sente-se traído por sua religião e devido a seu ódio passa a ser manipulado por forças maléficas que o usam para causar morte e destruição na terra.
Nesse trabalho, John Schaffer, mentor e líder do Iced Earth, percebeu que para gravar as faixas como queria, teria que fazer algumas alterações dentro da banda, que em sua opinião, não dariam conta da execução das composições do álbum, bem mais complexas que as do primeiro. Saem então o vocalista Gene Adam e o baterista Mike McGill e entram em seus respectivos lugares John Greely (sensacional!!!) e Rich Secchiari. A formação ainda contava com Dave Abell no Baixo, e, claro, o próprio Schaffer que além de fazer os vocais de apoio dividia os trabalhos de Guitarra com Randall Shawver.
Como todos que conhecem a banda sabem, o Iced Earth sempre foi na prática um “negócio” de Schaffer, que sempre mantém os direcionamentos musicais do grupo em rédea curta e é o responsável direto por adequar ou reinventar a banda quando qualquer membro de maior destaque pede ou recebe suas contas. É óbvio que vários excelentes músicos passaram por lá em suas inúmeras formações e muito contribuíram para o nível de excelência alcançado pela mesma em mais de 20 anos de estrada, mas também é notório e facilmente perceptível, vendo as autorias da maioria das melhores composições do Iced, quem definitivamente manda.
Acervo pessoal Vladimir Sousa, 28/08/2013
Em Night Of The Stormrider, o compositor apresenta alguns de seus melhores riffs e cavalgadas (certamente bastante influenciado pelos primeiros discos do Metallica e outros expoentes do Thrash Metal norte americano nos anos 1980, além de Iron Maiden, Judas Priest e outros grandes expoentes do Heavy Metal tradicional) em músicas perfeitas como Stormrider -cantada pelo próprio John que, apesar de não possuir uma voz muito potente, dá um show nessa faixa e mostra que independente do vocalista que entre, essa é a linha de voz a ser seguida por todos-, Desert Rain, The Path I Chose, a maravilhosa e ultra agressiva Pure Evil e Travel in Stygian, perfeitos exemplos da diabólica agressividade somada a refrões absurdos e maravilhosas melodias que impossibilitam totalmente quem está escutando de ficar parado e que sempre foram as principais características das composições de Schaffer. Músicas que se tornaram verdadeiros clássicos do Power Metal na década de 1990. Não à toa, esse é um dos discos mais aclamados da banda, pois além de receber excelente notas em resenhas da crítica especializada no mundo todo na época de seu lançamento, ainda é um de seus maiores sucessos comerciais e apontado por vários fãs como o seu melhor trabalho.
Minha edição do álbum é parte do box Dark Genesis. Lindo box reunindo os três primeiros discos remasterizados, a primeira demo intitulada “Enter The Realm” e um cd tributo. Um ítem fantástico e indispensável para qualquer fã.

Tracklist
01. Angels
02. Stormrider
03. The Path I Choose
04. Before The Vision
05. Mystical End
06. Desert Rain
07. Pure Evil
08. Reaching the End
09. Travel in Stygian

Mais Iced Earth no Sonorizando:
The Dark Saga (1996)

Comentários

Postagens mais visitadas