83. MERCYFUL FATE - MELISSA

Em 1981, na Dinamarca, surgia uma das melhores e mais importantes bandas de Heavy Metal de todos os tempos, o Mercyful Fate. Apostando sempre em temáticas ligadas ao ocultismo e ao horror, os dinamarqueses entraram na história da música pesada e serviram como forte influência para diversas outras bandas, a maior e mais conhecida delas o Metallica. Espelhando o visual na figura do vocalista King Diamond, que ficou famoso tanto por sua voz peculiar -alternando sempre seus vocais entre falsetes estridentes e momentos mais graves e soturnos-, quanto por suas marcantes interpretações teatrais e com seu conhecido microfone de ossos cruzados e maquiagem blasfema (uma influência do “Mestre do Horror” Alice Cooper).
Melissa, lançado em 1983, é o primeiro álbum completo gravado pelo grupo dinamarquês e de cara já mostra qualidades absurdas como o espetacular trabalho de guitarras executado pelos geniais Michael Denner e Hank Shermann, que apresentam o trabalho de melodias de guitarras conjuntas, lembrando muito o que era feito na época por Judas Priest e Iron Maiden, mas com uma pegada muito mais agressiva e sombria. Vale destacar também os competentíssimos trabalhos de bateria e baixo, executados por Kim Ruzz e Timi Hansen, respectivamente.
A capa de Melissa, desenhada pelo artista Thomas Holm, é outro grande destaque aqui. Uma das melhores que já vi até hoje e que, para mim, é extremamente significativa e descritiva em relação ao som praticado pela banda e para o próprio Heavy Metal, sombria, violenta, perfeita para o disco.O titulo do álbum veio de uma caveira, espécie de mascote, que Diamond sempre portava nos shows e que havia sido batizada com esse nome. O peculiar objeto foi roubado durante uma turnê da banda na Holanda e nunca foi encontrado.
Perfeito de “cabo (ou tridente) a rabo”, e contando com grandes hinos do Metal como Evil, Into The Coven, Black Funeral, Melissa e Satan’s Fall (melhor música da banda em minha opinião e na de muitos fãs e apreciadores), e com letras falando de temas como bruxaria, ocultismo e outros temas obscuros, esse trabalho do Mercyful Fate pode ser facilmente apontado como um dos mais importantes da música pesada na década de 1980. Um item totalmente indispensável em qualquer coleção de Heavy Metal que se preze.
Minha edição do álbum é remasterizada, lançada também no Brasil, pela Roadrunner em 1995.

Tracklist
01. Evil
02. Curse Of The Pharaohs
03. Into The Coven
04. At The Sound Of The Demon Bell
05. Black Funeral
06. Satan's Fall
07. Melissa

Mais Mercyful Fate no Sonorizando:
In The Shadows (1993)

Comentários

Postagens mais visitadas