84. SAXON – THE INNER SANCTUM

Gosto bastante dessa fase atual do Saxon, que em seus trabalhos vem alinhando seu tradicional Heavy/Hard Rock a uma pegada mais veloz e pesada bem característica do Power Metal germânico, com utilização de bumbo duplo e um trabalho de guitarras bem mais agressivo do que o praticado pelos caras nos anos 1980. De ligação maior com o glorioso passado da banda (e longe de ser a única), que chegou a ser a segunda banda mais popular do NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal), temos a característica e marcante voz de Byford, que continua sendo o ponto forte do Saxon nesses mais de 30 anos de carreira.
O décimo sétimo trabalho do grupo, lançado em 2007, chama-se The Inner Sanctum e mostra em 10 faixas (a décima primeira é apenas uma versão editada de uma música do disco) todo esse vigor readquirido pelo Saxon nos últimos anos. Contando nesse álbum com o vocalista Biff Byford e o guitarrista Paul Quinn (únicos membros da formação original), Nibbs Carter no baixo, Nigel Glockler na bateria e teclado e Doug Scarratt dividindo o trabalho de guitarras com Quinn. A trinca inicial de músicas que abre o disco apresenta as características mais agressivas e pesadas citadas aqui, com State Of Grace e seu ótimo início e riffs perfeitos para iniciar um disco, a veloz Need For Speed e a ultra empolgante Let Me Feel Your Power. Já no meio do álbum, a partir da quarta faixa, o Saxon apresenta uma série de músicas mais lentas, cadenciadas e pesadas como a excelente Red Star Falling com seu refrão arrebatador; I’ve Got To Rock e If I Was You, que lembram um pouco outros momentos da banda com suas pegadas mais hard; e finalmente a épica e pesadíssima Atila The Hun, faixa épica de mais de oito minutos que encerra o disco com chave de ouro, retomando de forma magistral toda a agressividade do citado Power Metal adotado pela banda nos últimos trabalhos.
The Inner Sanctum está longe de ser um trabalho que possa ser encaixado entre os melhores já feitos pela banda, mesmo assim ele é digno de destaque, e, para mim, um dos grandes trabalhos desses ingleses nos últimos 10 anos. A edição do álbum lançada aqui pela Hellion é sensacional, contendo além de um encarte completíssimo de aproximadamente 20 páginas, um disco bônus (DVD) contendo um documentário intercalado com um show intitulado A Night Out With The Boys.

Tracklist
01. State Of Grace
02. Need For Speed
03. Let Me Feel Your Power
04. Red Star Falling
05. I`ve Got to Rock (to Stay Alive)
06. If I Was You
07. Going Nowhere Fast
08. Ashes to Ashes
09. Empire Rising
10. Atila the Hun
11. If I Was You (Single Version)
DVD Bônus
A Night Out With The Boys:
01. To Hell And Back Again
02. A Night Out With The Boys – The Idea
03. A Night Out With The Boys – Not Really
04. See The Light Shining
05. A Night Out With The Boys – Now It Started
06. Redline
07. Suzie Hold On
08. Stand Up And Be Counted
09. Frozen Rainbow
10. Never Surrender

Comentários

Postagens mais visitadas