86. BLACK SABBATH - PARANOID (REMASTER)

Hoje são 08 de Setembro de 2013, e estamos a menos de um mês da histórica tour do Black Sabbath na América do Sul, primeira da história da banda por aqui contando com Ozzy Osbourne nos vocais (mas infelizmente incompleta devido a ausência de Bill Ward) . E a expectativa na realização desse sonho para qualquer fã de Heavy Metal, cresce de forma assustadora dentro das inúmeras pessoas que se deslocarão para esses shows (alguns sortudos irão a todos) nas diversas cidades brasileiras e países vizinhos que receberão a banda.
Paranoid, lançado em 1970, é o segundo disco do grupo e até hoje seu maior sucesso comercial (mesmo ainda sendo ignorado pela crítica especializada), destruindo colocações nas paradas britânicas e entrando de vez no gosto do público Norte Americano tendo hits como Paranoid e Iron Man se tornando até parte da cultura pop daqueles países. Musicalmente, a banda vinha numa crescente assombrosa, mostrando Tony Iommi, Geezer Butler, Bill Ward e Ozzy em forma e entrosamento sobrenaturais após seu primeiro disco. Continuando a investir no lado sombrio apresentado em sua gênese, incluiram em suas composições temas atuais e polêmicos na época como a guerra do Vietnã, política, doença mental e abusos de drogas.
O disco começa de forma arrebatadora com o hino anti-guerra War Pigs e sua letra espetacular - com trechos como “Políticos se escondem Eles apenas começaram a guerra Porque deveriam sair para lutar? Eles deixam isto para os pobres”, - que certamente causaram muita polêmica na época. Daí temos uma ótima sequência que conta com as explosivas Paranoid eIron Man e, entre elas, a psicodélica e transcendental Planet Caravan que conta com um show de Ozzy nos vocais atuando de uma forma completamente diferente.
Esse já seria um álbum espetacular se parasse por aí, mas é exatamente após seu maior hit,Iron Man, que aparece o grande diferencial do disco e a banda realmente chuta bundas para valer. Com uma sequência soberba que inicia com a apocalíptica e tenebrosaEletric Funeral com sua letra abordando a morte coletiva após um ataque nuclear e que se torna ainda mais fantástica pelas grandes variações instrumentais durante sua execução; Hand Of Doom um verdadeiro espetáculo sonoro de Doom Metal com mais um soberbo instrumental, contando com alguns dos riffs mais perversos e pesados que o Senhor Iommi já criou até hoje que juntos criaram aqui uma das maiores atuações da banda (Geezer e Ward simplesmente destroem) em todos os tempos; e, para encerrar essa obra prima, a banda nos presenteia com a alucinada Fairies Wear Boots , mais uma música maravilhosa, cheia de excelentes riffs e mais uma ótima interpretação de Ozzy, além de sua letra falando de “fadas de botas dançando com anões”, provavelmente retirada de uma das muitas “viagens” a base de drogas, desses agora senhores, nos anos 1970.
Pesado, soturno, crítico, irônico, louco, genial! Esse é o Black Sabbath em seus melhores momentos!

Tracklist
01. War Pigs
02. Paranoid
03. Planet Caravan
04. Iron Man
05. Electric Funeral
06. Hand of Doom
07. Rat Salad
08. Fairies Wear Boots

Mais Black Sabbath no Sonorizando:
Master Of Reality(1971)
Heaven And Hell (1980)

Comentários

Postagens mais visitadas