92. BLIND GUARDIAN – FOLLOW THE BLIND

Em 1989, a fantástica banda de Power Metal alemã Blind Guardian (que já falei aqui ser uma das minhas preferidas) lançava seu segundo álbum de estúdio, ainda ajustando o estilo que os consolidou e consagrou como uma das mais importantes daquele país nas décadas de 1990/2000. Portanto, Follow The Blind, como seu antecessor Battalions Of Fear, ainda apresenta características muito mais próximas do Speed Metal com forte influência do Thrash Metal americano, sonoridade predominante nos primeiros anos do grupo.
O Blind Guardian, com sua formação clássica contando com Hansy Kursh (vocal e baixo), Andre Olbritch e Marcus Siepen (guitarras) e Thomas Stauch (bateria), seguia a passos firmes no caminho que a tornaria uma das principais e mais reverenciadas bandas do estilo. Apesar de Follow The Blind não ser um dos álbuns mais celebrados da banda, certamente é amado pelos fãs principalmente por mostrar uma faceta muito mais direta e agressiva dos caras que infelizmente foi se perdendo com o tempo.
Tratando nas músicas de temas diversos como religião, mitologia e, o preferido dos caras, fantasia - aqui recebendo destaque a Saga do Campeão Eterno (Elric de Melniboné uma das várias encarnações desse Campeão) de Michael Moorcock – o álbum possui uma interessante, e gratificante, variedade musical, possuindo momentos mais agressivos e rápidos em faixas como Damned For All Time e Hail To The King, outros mais pesados e até fora do comum para a banda como na faixa título do disco, e outros ainda que lembram mais a sonoridade que os consagraram posteriormente, como nas clássicas Banish From Sanctuary e Valhalla.
Nesse seu segundo trabalho, a banda recebeu um gigante apadrinhamento que ajudou muito a popularizar a banda na Alemanha e posteriormente na Europa e em outras partes do globo. Kay Hansen (Ex-Helloween, atual Gamma Ray) demonstrou um grande interesse pelo trabalho dos futuros “bardos”, participando da gravação do disco em uma de suas músicas mais marcantes, “Valhalla”. Posteriormente o guitarrista/vocalista (lenda, gênio) alemão repetiria a parceria em outros trabalhos da banda com fantásticas participações extremamente celebradas pelos fãs.

Tracklist
01. Inquisition
02. Banish From Sanctuary
03. Damned For All Time
04. Follow The Blind
05. Hall Of The King
06. Fast To Madness
07. Beyond The Ice
08. Valhalla
09. Don't Break The Circle (cover do Demon)
10. Barbara Ann (cover dos The Beach Boys)

Mais Blind Guardian no Sonorizando:
Imaginations From The Other Side (1995)
A Night At The Opera (2002)



Comentários

Postagens mais visitadas