101. BLOOD CEREMONY - LIVING WITH THE ANCIENTS

Blood Ceremony não é apenas mais uma banda de Occult Rock do selo Rise Above Records (propriedade do lendário Lee Dorrian, ex-Cathedral e Napalm Death). Essa banda de Toronto, Canadá, pratica um som de altíssima qualidade, um amálgama dos estilos desenvolvidos por grandes bandas de hard, progressivo e doom, como Uriah Heep, Jethro Tull e Black Sabbath.
A gigantesca qualidade musical somada ao enorme talento encontrado na banda formada (nesse momento) por Alia O'Brien - vocais, flauta, órgão; Sean Kennedy – guitarras; Lucas Gadke - baixo, backing vocals e Andrew Haust – bateria; tornam essa uma das melhores representantes do gênero. O que não é nada fácil devido a enorme quantidade de boas bandas de Occult Rock que vem surgindo nos últimos 10 anos. Living With The Ancients, lançado em 2011, é o segundo trabalho de estúdio da banda e apresenta algumas mudanças criativas em relação ao primeiro, muito mais cru e pesado do que esse. Nesse trabalho o som de flautas e violões apontando uma sonoridade mais psicodélica e até próxima ao folk é bem mais constante, dando ao disco uma roupagem um pouco mais progressiva ao trabalho. Já em alguns momentos os riffs soam tão Sabbathianos que parecem ter saído direto da cabeça e das mãos de Tony Iommi, de arrepiar!
Seguindo a tendência lírica apresentada por todas as bandas do estilo, o grupo apresenta letras com temáticas abordando magia negra, rituais, simbolismos, cerimônias pagãs e filmes de terror, somadas a atuações bastante  performáticas no palco, tudo isso entoado pela fantástica voz da lindíssima vocalista, multi instrumentista, bruxa e fada, Alia O’Brien. O álbum é perfeito, o que torna extremamente difícil destacar alguma faixa específica nele, mesmo assim indico para quem não conhece, começar com músicas como The Great God Pan, My Demon Brother, Oliver Haddo e a fantástica Daughter Of The Sun, com seus mais de 10 minutos cheios de variações e passagens de fazer qualquer marmanjo cabeludo fã de Heavy Metal chorar feito criança.
Minha edição de Blood With The Ancients é importada da Inglaterra, e possui formato digipak, mas sem nenhum tipo de material bônus que o diferencie e o faça virar preferência de quem quer comprar. Infelizmente nada dessa banda e de várias outras do estilo (com exceção do Ghost que teve seus dois discos distribuídos aqui pela Hellion Records) foi lançado no Brasil, portanto, quem curte um bom e velho ritual pagão embalado pelo fino do Rock/Heavy, é obrigado a importar esses discos, que geralmente custam caro, por serem de gravadoras pequenas e alternativas, com pequenas prensagens dos álbuns. Mas sabe de uma coisa? Vale cada centavo!

Tracklist
01. The Great God Pan
02. Coven Tree
03. The Ermit
04. My Demon Brother
05. Morning Of The Magicians
06. Oliver Haddo
07. Night Of Augury
08. The Witch’s Dance
09. Daughter Of The Sun

Comentários

Postagens mais visitadas