106. METALLICA – RIDE THE LIGHTNING

Em 1984 a maior banda de Thrash Metal do mundo lançava seu segundo álbum e dava definitivamente início à construção de sua hoje gigantesca e mítica imagem. Contando com a mesma formação do seu álbum de estréia (Hetfield, Burton, Ulrich e Hammet), o grupo passou por significativas mudanças em sua sonoridade, afastando um pouco seu estilo daquela velocidade quase insana que era uma constante em seus primórdios, passando a apostar na aplicação de mais melodias e o aumento de passagens cadenciadas/progressivas e refrãos mais diretos em músicas cada vez maiores e cheias de variações, o que se tornaria uma das maiores caraterísticas de praticamente toda a discografia do Metallica dali em diante.
Músicas como Fight Fire With Fire e Trapped Under Ice trazem de volta o espírito matador do disco Kill ‘Em All, com riffs insanos, super velozes e as sensacionais palhetadas (cavalgadas). A partir da terceira música, For Whom The Bell Tolls, temos a inclusão das faixas mais trabalhadas que corroboram o que foi comentado ainda no primeiro parágrafo dessa resenha, ou seja, músicas geralmente com maiores durações e soando mais épicas, cheias de variações, mais cadenciadas e trabalhadas. Além delas temos  Fade To Black, apresentando talvez um dos melhores momentos de Kirk Hammet na banda e Creeping Death, faixas que se tornaram clássicos absolutos do Metallica e ainda hoje são executadas regularmente em shows da banda. Ainda encontramos no disco a ótima Escape com uma pegada bem mais próxima ao Heavy Metal tradicional, de onde a banda tirava muito de suas influências musicais (Lars Ulrich era um grande fã da N.W.O.B.H.M. e criou o Metallica com o intuito de trazer para os Estados Unidos a vibração e qualidade do movimento).
A faixa título, juntamente com a instrumental The Call Of Ktulu é um dos dois momentos do disco que ainda contaram com resquícios de contribuição do Guitarrista Dave Mustaine (diga-se de passagem, fantásticas e facilmente entre as melhores do disco) e explicitam o quão importante ele foi para a gênese do Metallica antes de ser chutado por problemas excessivos com álcool, drogas e um gênio terrível que atrapalhava o objetivo de crescimento do grupo.
O nível técnico de todos os músicos -, incluindo Lars, que sempre esteve há anos luz de distância das técnicas de seus companheiros -, mostra-se ainda melhor nesse trabalho apresentando um amadurecimento forjado quase que completamente em apresentações ao vivo - algo que sempre foi um dos pontos mais fortes de toda a carreira do Metallica -, que pouquíssimos grupos tiveram em suas carreiras entre primeiro e segundo álbuns. O fator qualidade técnica somada à fantástica criatividade do quarteto nesse momento, levaram a criação de um dos melhores trabalhos de toda a década de 1980. 
Certamente mais um álbum histórico para o Heavy Metal e, portanto, obrigatório na coleção de apreciadores do estilo.

Tracklist
01. Fight Fire With Fire
02. Ride The Lightning
03. For Whom The Bell Tolls
04. Fade to Black
05. Trapped Under Ice
06. Escape
07. Creeping Death
08. The Call Of Ktulu (Instrumental)

Mais Metallica no Sonorizando: 

Comentários

Postagens mais visitadas