112. EDGUY – VAIN GLORY OPERA

Anos antes de praticamente se render a atual veia heavy/hard (com uma tendência muito maior para o segundo estilo) em que vem enquadrando o Edguy e Avantasia, o vocalista, compositor e líder supremo do grupo, Tobias Sammet, é responsável por alguns dos melhores álbuns de power metal melódico gravados entre o final dos anos 1990 e a primeira metade da década posterior. Dentre eles, Vain Glory Opera, de 1998, pode ser considerado um verdadeiro marco não apenas para a banda mas para todo o estilo que recebia em suas fileiras a partir do lançamento desse álbum um de seus principais nomes (tanto em relação a banda quanto em relação ao músico e compositor citado) até os dias de hoje. O forte carisma, uma enorme Inteligência somada a uma enorme criatividade e, obviamente, um forte marketing, colocaram Tobias Sammet e o Edguy no mesmo patamar de medalhões históricos do estilo como Helloween, Gamma Ray e Blind Guardian.
Em Vain Glory Opera vemos o Edguy entrando em um período que pode ser considerado o auge de sua carreira e definindo a sonoridade que seguiriam dali pra frente. De faixas mais fortes e épicas, completamente ligadas ao Power Metal como Until We Rise Again, How Many Miles, Out Of Control, Fairytale e No More Foolin; passando por composições que já mostravam a forte influência do Hard Rock como Walk on Fighting e a bônus But Here I Am, além da espetacular faixa título, Vain Glory Opera que alterna perfeitamente entre os dois estilos; e contando também com as típicas baladas que põem em evidencia o lado Jon Bon Jovi/David Coverdale de Sammet e são momentos obrigatórios em todos os seus trabalhos dentro e fora do Edguy como Scarlet Rose e Tomorrow. Todas essas variações de estilos presentes no álbum apontam a enorme gama de influências da banda e de seu principal compositor que vai claramente de Europe a Saxon e Helloween, entre outras.
Em 1998, a banda contava em sua formação com os músicos Tobias Sammet nos vocais, baixo e teclados, Jens Ludwig e Dirk Sauer nas guitarra e o baterista Frank Lindenthal que trabalhou apenas na gravação. Além deles foram convidados grandes medalhões do estilo que podem certamente entrar na conta do sucesso desse trabalho. Hansi Kürsch (Blind Guardian) que participa de dois momentos sensacionais do disco e justamente nas músicas que mais gosto Out Of Control e Vain Glory Opera dando ainda mais força e vigor as faixas; e o lendário guitarrista Timo Tolkki (criador do Stratovarius e também considerado um dos criadores do Power Metal Melódico) que também participa da faixa título além de ser o produtor do álbum.

Tracklist
01. Overture
02. Until We Rise Again
03. How Many Miles
04. Scarlet Rose
05. Out of Control
06. Vain Glory Opera
07. Fairytale
08. Walk on Fighting
09. Tomorrow
10. No More Foolin
11. Hymn (cover do Ultravox)
12. But Here I Am

Mais Edguy no Sonorizando:
Superheroes (EP 2005)
Álbum Completo

Vain Glory Opera (Fucking With F*** - Live DVD) SP - Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas