119. KAMELOT – THE BLACK HALO

Kamelot é uma banda do Estados Unidos, fundada pelo guitarrista Thomas Youngblood, na cidade de Tampa, Flórida, em 1991. De lá para cá os caras mudaram de formação algumas vezes (incluindo trocas de vocalistas) e lançaram ao todo o expressivo número de 10 álbuns de estúdio.
Apesar de todo esse tempo de estrada e da banda ter como estilo principal o Power Metal, meu estilo preferido durante muito tempo, não havia me agradado dos discos que tive a oportunidade de conhecer. Pelo menos até escutar pela primeira vez o seu sétimo trabalho de estúdio. Lançado em 2005, The Black Halo é mais um disco conceitual dos caras, continuando a sua adaptação da história de Fausto (Goethe) e a eterna luta entre bem e mal através da constante disputa entre Razão e Fé, a partir das experiências da banda e seus componentes.
A primeira parte da história se encontra no álbum anterior a esse, Epica, lançado dois anos antes, mas sem tantas repercussões positivas quanto esse que elevou o Kamelot ao status de banda grande e a patamares inéditos em sua carreira. A formação do grupo durante o lançamento desse disco contava com o grande guitarrista e líder da banda T. Youngblood, o baixista Glenn Barry, o baterista Casey Grillo e o estupendo vocalista Roy Khan, que para mim tem uma das melhores vozes que já escutei em bandas de Heavy Metal e gêneros afins. Além desses, o disco contou ainda com as especialíssimas participações de Shagrath do Dimmu Borgir, Jens Johansson do Stratovarius e Simone Simons do Epica. As participações de Shagrath e Simons representando diferentes e importantes personagens da história dão ao álbum fortes características de uma Metal Opera.
Outra forte característica encontrada no som do Kamelot a partir do lançamento desse trabalho é o tom mais sombrio na sonoridade das músicas e refletido também no visul do grupo e em suas apresentações. The Black Halo trás um grupo muito mais maduro e com músicas mais complexas (incluindo uma forte presença de teclados e orquestrações em várias faixas), mas sem deixar de lado a pegada melódica e as fortes características do Power Metal já bastante comuns no som dos estadunidenses.
É um álbum que tenho o prazer de recomendar a quem curte Metal Melódico e Power Metal.

Tracklist
01. March Of Mephisto
02. When The Lights Are Down
03. The Haunting (Somewhere In Time)
04. Soul Society
05. Interlude I - Dei Gratia
06. Abandoned
07. This Pain
08. Moonlight
09. Interlude II - Un Assassinio Molto Silenzioso
10. The Black Halo
11. Nothing Ever Dies
12. Memento Mori
13. Interlude III - Midnight/Twelve Tolls for a New Day
14. Serenade

Letras traduzidas no Whiplash
A história do album no Wikipedia

Álbum Completo
OBS: Pule o vídeo para os 8 minutos e 5 segundos para ir direto ao álbum.

Video de The Haunting

Video de March Of Mephisto

DVD One Cold Winter’s Night –Official HD

Comentários

Postagens mais visitadas