123. CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - PENDULUM

No final do ano 1970, a banda norte americana de “country rock” Creedence Clearwater Revival, formada por John Fogerty (voz e guitarra), Tom Fogerty (guitarra), Stu Cook (baixo) e Doug Clifford (bateria) lançava seu sexto trabalho de estúdio, o segundo daquele ano, intitulado Pendulum. O álbum tornou-se rapidamente mais um grande sucesso da banda que foi premiada novamente com disco de platina (como todos os trabalhos anteriores dos caras).
Nesse período, o Creedence Já demonstrava um grande desgaste entre seus membros que reclamavam do caráter centralizador imposto por John. Os demais músicos não aceitavam os papéis de coadjuvantes que estavam exercendo dentro do grupo. Esse centralismo de Fogerty é claramente observado na composição das músicas (todas escritas por ele) e o considerável aumento de piano e metais nas músicas, mais um motivo de desavença entre o vocalista e seus companheiros.
Acredito que a faixa mais conhecida do Creedence seja Have You Ever Seen the Rain?, que foi gravada por diversas bandas e músicos de diferentes estilos musicais, desde que foi lançada, sendo as versões mais inusitadas e conhecidas as feitas por Ramones, Joan Jett, Rod Stewart, os brasileiros do Dr. Sin e vários outros (até Reginaldo Rossi tem sua versão). Mas além dessa ultra consagrada música, o álbum apresenta diversas outras passagens maravilhosas como nas agitadas Pagan Baby, Sailor's Lament, Born to Move e nas lindíssimas (Wish I Could) Hideaway e It's Just a Thought.
Minha edição do álbum é a comemorativa de aniversário de 40 anos do seu lançamento e apresenta um belo encarte com ótimas informações sobre o álbum, mas não apresenta as letras das músicas, infelizmente. Além disso, essa versão conta com algumas faixas bônus, duas delas completamente descartáveis para quem não é grande fã da banda (entrevistas e bizarrices) e uma ótima versão ao vivo para Hey Tonight.
Só um pequeno mas importante detalhe para encerrar, John Fogerty tem provavelmente uma das vozes mais fantásticas da história do Rock e ele abusa dessa qualidade em Pendulum. Um ótimo disco.

Tracklist
01. Pagan Baby
02. Sailor's Lament
03. Chameleon
04. Have You Ever Seen the Rain?
05. (Wish I Could) Hideaway
06. Born to Move
07. Hey Tonight
08. It's Just a Thought
09. Molina
10. Rude Awakening #2
Bônus da Edição de 40 Anos
01. 45 Revolutions Per Minute (Part 1)
02. 45 Revolutions Per Minute (Part 2)
03. Hey Tonight (Live in Hamburg, 1971)

Comentários

Postagens mais visitadas