125. SAVATAGE – EDGE OF THORNS (REMASTER)

Após a gravação de seu primeiro álbum conceitual, o aclamadíssimo Streets, e de finalmente o Savatage iniciar a construição de sua tão sonhada carreira internacional, saindo dos Estados Unidos e começando a fazer sucesso mundialmente, os fãs que acompanhavam a banda desde seu início foram pegos de surpresa pelo abandono de John Oliva do posto de vocalista do grupo. Os motivos apresentados foram vários, entre eles a necessidade de tempo para lidar com outros projetos de seu interesse, o cansaço de sua voz depois de vários anos e turnês e a crença de que sua agressiva e diabólica voz era um grande empecilho para o sucesso em seu país de origem, os Estados Unidos. Com Oliva se dedicando exclusivamente às composições e a tocar piano e teclado, a banda foi obrigada a escolher um substituto.
Substituir o insubstituível. Aparentemente foi essa a missão dada a Zak Stevens ao chegar ao Savatage, indicado por um grande amigo de Chris Oliva e aprovado por ele, Stevens também recebeu o apoio e a empolgação do produtor Paul O'Neill (um dos principais compositores do grupo juntamente com os irmãos Oliva) e, obviamente por Jon que continuou no grupo tocando teclado e piano. Diferenças gigantescas são observadas nas principais características dos dois vocalistas. Enquanto Jon possuía uma voz notadamente agressiva e que se encaixava perfeitamente ao Power Metal dos primórdios da banda, Zak apresentava linhas mais diversificadas de canto, alternando notas graves e agudas e que se adequava perfeitamente ao que a banda vinha fazendo a partir de Streets. O fato é que, apesar do descontentamento de alguns a aposta no novo vocalista foi um grande acerto e as portas começaram a se escancarar para o grupo.
Então veio Edge Of Thorns, o oitavo disco do Savatage, lançado em 1993. Se por um lado, musicalmente, a banda se afastou cada vez mais do seu som inicial, ela sobe fazer a junção perfeita entre esse período e as características operísiticas que marcaram seu trabalho anterior, apesar do Power Metal ser colocado em segundo plano e predominar uma faceta mais puxada para o Heavy tradicional e para o Hard Rock, inclusive com a inclusão de faixas acústicas no trabalho, a essência do grupo estava mantida e a performance dos caras, principalmente de Chris Oliva, estava melhor do que nunca. 
Chris domina completamente
Edge Of Thorns com riffs, bases e solos emocionantes em praticamente todas as músicas do disco. A junção da voz estreante, da guitarra do caçula Oliva e dos duelos constantes com o teclado de Jon (além do preciso trabalho dos demais membros Johnny Lee Middleton e Steve Wacholz) proporcionaram momentos inesquecíveis como na faixa título, em He Carves His Stone e suas bases características dos primórdios do Sava, a espetacular e emocionante Follow Me com Zak arrebentando em uma emocionante interpretação, Conversation Piece e seu forte e espetacular refrão, Miles Away , entre várias outras pérolas espalhadas aqui.
Mas 1993, infelizmente, não trouxe apenas alegrias para a banda. Ao fim da turnê de Edge Of Thorns, aconteceu uma grande tragédia que não afetaria apenas o Savatage, mas todo o mundo da música. Em 17 de outubro daquele mesmo ano ocorreu o fatídico acidente de carro que tirou prematuramente a vida de Chris Oliva que tinha apenas 30 anos quando faleceu. Da mesma maneira que o Heavy Metal perdera Randy Rhoads onze anos antes, perdia mais um grande gênio norte americano das seis cordas.
Edge Of Thorns é um álbum essencial e faz parte da coleção que a Hellion Records vem lançando no Brasil há algum tempo, apresentando em formato digipak e contendo um riquíssimo encarte incluindo histórias e letras das músicas, além da regravações de faixas em formato acústico como bônus. Agora, finalmente o álbum recebe uma nova edição nacional e retorna a catálogo. Dessa vez pela Shinigami Records, que manteve o padrão da coleção, mas trouxe também o CD em estojo acrílico, opção que não existia até então.  Imperdível!

Tracklist
01. Edge Of Thorns
02. He Carves His Stone
03. Lights Out
04. Skraggy's Tomb
05. Labyrinths
06. Follow Me
07. Exit Music
08. Degrees Of Sanity
09. Conversation Piece
10. All That I Bleed
11. Damien
12. Miles Away
13. Sleep
Bonus Tracks:
14. All That I Bleed (acoustic version)
15. If I Go Away (acoustic version)

Mais Savatage no Sonorizando:
Sirens (1983)
Poets And Madman (2001)



Comentários

Postagens mais visitadas