134. NEVERMORE – DREAMING NEON BLACK

Dreaming Neon Black é o terceiro álbum de estúdio da banda norte americana de heavy/progressive/thrash/power metal surgida em Seattle, Nevermore. Lançado em 1999 pela Century Media Records e gravado e produzido por Neil Kernon, o grupo composto por Warrel Dane – vocal, Jim Sheppard – baixo, Jeff Loomis – guitarra, Tim Calvert – guitarra e Van Williams – bateria, entrega seu primeiro trabalho conceitual. Na história, baseada em momentos reais da vida de Dane - que teve sua companheira desaparecida após aderir a uma seita de fanáticos religiosos- , acompanhamos a decadência e insanidade de um homem após a morte de sua namorada.
Além do perfeito trabalho instrumental guiado mais uma vez pelo espetacular guitarrista Jeff Loomis, temos mais uma vez aqui como grande diferencial dessa banda, a absurda interpretação do vocalista. Alternando perfeitamente momentos de melancolia, tristeza, angústia, medo a outros da mais pura violência e ódio, Warrel Dane conseguiu passar perfeitamente a mensagem de seu trabalho até para quem não domina a língua inglesa e não viu as traduções das letras.
Como curiosidade, temos ainda o fato de que o Nevermore, na turnê de Dreaming Neon Black, foi escalado pela primeira vez para abrir os shows da banda Iced Earth (ambos eram da mesma gravadora), o que acabou aumentando ainda mais sua visibilidade no meio e dando aos caras maior visibilidade internacional e uma nova gama de fãs e apreciadores.
Dificílimo indicar destaques em um disco tão maravilhoso quanto esse principalmente por se tratar de um álbum conceitual onde as musicas se interligam e completam de forma tão orgânica, mesmo apresentando passagens completamente distintas de faixa a faixa. Ainda assim, aponto momentos bem diferenciados como I Am The Dog, Dreaming Neon Black, Deconstruction, The Lotus Eaters, Poison Godmachine, All Play Dead e Forever. Resumindo, praticamente o disco completo merece menção e recomendo sempre a sua audição completa.
Minha edição do álbum é nacional, lançada aqui pela Rock Brigade Records e conta com duas faixas bônus em relação a edição americana, sendo apenas a última creditada no disco como bônus.

Tracklist
01. Ophidian
02. Beyond Within
03. The Death Of Passion
04. I Am The Dog
05. Dreaming Neon Black
06. Deconstruction
07. The Fault Of The Flesh
08. The Lotus Eaters
09. Poison Godmachine
10. All Play Dead
11. Cenotaph
12. No More Will
13. Forever
14. Optmist Or Pessimist
Bonus Track
15. In Memory

Mais Nevermore no Sonorizando:
Enemies Of Reality (2003)

Comentários

Postagens mais visitadas