156. VIRGIN STEELE – THE BOOK OF BURNING

Em 2002, o Virgin Steele em comemoração aos seus vinte anos carreira, entregava aos fãs duas fantásticas coletâneas chamadas Hymns To Victory e The Book Of Burning. Nesse segundo trabalho citado, David Deffeis apresentava regravações e modificações com novos arranjos de faixas dos dois primeiros álbuns da carreira do grupo, algumas novas canções e sobras de estúdio. O resultado foi um disco, em minha opinião, espetacular que pode ser até apontado como um dos melhores gravados da banda.
Sinceramente, apesar de gostar, não tenho tanto apreço pelos dois primeiros trabalhos da banda como tenho por praticamente todos os outros. A sonoridade e composições desses discos apresentavam uma proximidade gigantesca ao hard rock norte americano dos anos 1980 totalmente diferentes do atual Heavy Metal sinfônico praticado por Deffeis e companhia. Ao buscar algumas dessas antigas faixas e alterá-las aproximando-as das atuais características do grupo, o vocalista incluiu bastante peso e o clima épico bastante comum ao som atual de seu grupo. Um perfeito exemplo dessa mudança pode ser visto em Children Of The Storm que apresenta muito mais peso e agressividade do que em sua (também ótima) versão original de 1982. Outro exemplo é The Redeemer, do segundo disco dos caras e lançado em 1983 que aqui recebeu um tratamento que a deixou muito superior a original. A melhora na produção (feita pelo próprio David) e maior qualidade técnica por parte dos músicos também é ponto chave para a grande qualidade das versões.
O lançamento de The Book Of Burning trouxe também de volta alguns problemas judiciais para o seu líder. Jack Starr, o guitarrista dos dois primeiros álbuns e que já havia brigado na justiça com David sobre o direito de manter o nome da banda, reclamou da utilização de algumas faixas co-escritas por ele na compilação. A questão foi resolvida com nova vitória do vocalista sobre seu antigo companheiro de banda.
The Book Of Burning é o álbum que acho ideal para apresentar quem ainda não conhece o som do Virgin Steele. Impossível não se empolgar com as músicas já citadas e com outras como Conjuration Of The Watcher, Don’t Say Goodbye (Tonight), Rain Of Fire e várias outras.

Tracklist
01. Conjuration Of The Watcher
02. Don't Say Goodbye (Tonight)
03. Rain Of Fire
04. Annihilation
05. Hellfire Woman
06. Children Of The Storm
07. The Chosen Ones
08. The Succubus
09. Minuet In G Minor
10. The Redeemer
11. I Am The One
12. Hot And Wild
13. Birth Through Fire
14. Guardians Of The Flame
15. The Final Days
16. A Cry In The Night

Mais Virgin Steele no Sonorizando:
Invictus (1998)
Visions Of Eden (2006)

Comentários

Postagens mais visitadas